quinta-feira, junho 04, 2009

Projecto DespertArte


Está patente na Escola Sec. Ibn Mucana, no Pavilhão Multiusos de 1 a 5 de Junho o Projecto DespertArte.Esses trabalhos foram realizados pelos alunos do 7ºC e dinamizados pelos alunos da turma de artes10ºF. Através da sistematização de actividades lúdicas, foi proposto aos alunos da turma 7ºC a realização de uma sequência de exercícios destinados a desenvolver uma linguagm plática, em que a liberdade de expressão do aluno fosse posta a prova, despertando e estimulando a sua criatividade, incentivando-os na busca de soluções individuais.
O percurso seguido foi:
Memória Visual, com o propósito de a valorizar.
Ritmo/Cor visando determinar que a audição de ritmos musicais distintos sugere cores e formas de representação diferentes.
Os 5 Sentidos com o objectvo de expressar um sentimento através da acentuação dos traços do rosto.
Forma/Contorno, com vista a salientar a divergência de soluções obtidas a partir de uma linha predefinida.
Forma/Estrutura, com o propósito de confrontar os registos dos alunos com uma obra de arte de um artista plástico famoso.
Criação/Imaginação, com o objectivo de estimular a imaginação e criação dos alunos.
Para além desse projecto ter sido todo dinamizado ela turma 10ºF em conjunto com os alunos do 7ºC como já o referi anteriormente, teve a ajuda da professora de Desenho Ana Sobrinho e da professora de Expressão Plástica Ana Rocha. O objectivo foi o de desenvolver as capacidades visuais e incentivar os alunos a entrar no mundo das Artes.Com esta actividade os alunos desenvolveram capacidades como a da audição, visão, tacto, criatividade, memória visual, entre outras.Este projecto visou também levar os alunos a escolher como opção a disciplina de Expressão Plástica.

1 comentário:

Vera Martins disse...

Gostei muito do teu blog!!! Desde as tuas obras a oleo, as histórias, videos da guernica em 3D, o desenho das 100pessoas mas influentes no mundo (onde só conheci umas 30 :S) etc etc etc...
Perdi-me umas boas horas neste blog!
Agora até custa voltar a realidade!

Continua o bom trabalho!
Beijinho, Vera (prof Ed Visual na Ibn Mucana :P para o caso de não saberes)