segunda-feira, junho 22, 2009

Gustave Courbet - Bom Dia Sr Courbet

Gustave Courbet nasceu em França mais propriamente em Ornans a 10 de Junho de 1819 e morreu em La Tour de Peilz 31 de Dezembro de 1877. Foi um pintor anarquista pertencente à escola Realista. Foi acima de tudo um pintor de paisagens campestres e marítimas onde o romantismo e idealização da altura são substituídos por uma representação da realidade fruto de observação directa. Esta busca da verdade é transposta para a tela em pinceladas espontâneas que não deixam de lado os aspectos menos estéticos do que é observado.
Courbet nasceu numa família de proprietários de terras.Depois de freqüentar um colégio na mesma cidade, começou a ter aulas de pintura e iniciou seus estudos de direito em Paris. Finalmente decidiu estudar desenho e pintura por iniciativa própria, copiando os grandes mestres no Louvre, principalmente Hals e Velázquez. As suas primeiras obras foram uma série de auto-retratos. Em 1844 expôs pela primeira vez no Salão de Paris e dois anos mais tarde apresentou os quadros Enterro em Ornans e O Ateliê do Artista, que lhe custaram críticas severas e a recusa do Salão de Paris devido aos seus temas demasiadamente prosaicos. Courbet não se deu por vencido e construiu um pavilhão perto do Salão, onde expôs quarenta e quatro de suas obras, que chamou de Realista fundando assim esse movimento.

Em Maio de 1854, Courbet chegava a Montepellier como convidado de Alfred Bruyas, um destacado coleccionador e patrono das artes. Courbet, na tela que aqui aparece, mostra-nos o momento em que, segurando um bordão e de mochila às costas é recebido no caminho pelo seu anfitrião, o criado deste e o cão. O tema escolhido pelo pintor, é de um extremo realismo e honestidade, o que causou grande agitação ao ser exibido na grande Exposição de Paris de 1855. Courbet seria então tornado arauto de um novo e anti-intelectual tipo de arte, liberto das amarras da história acadêmica e da pintura religiosa. Ao distanciar-se dos temas literários centrando-se no mnundo à sua volta Courbet tornava-se assim numa importante influência para Édouard Manet e para os Impressionistas. Consta que ao serl-he pedido que incluisse anjos numa pintura para uma igreja terá dito: "Nunca vi anjos. Mostrrem-me um que eu pintá-lo-ei"
O quadro que aqui aparece intitula-se "Bom dia Sr Courbet", foi realizada em 1854, é Óleo sobre tela, tem 129x149cm e está no Museu Fabre em Montpellier.



Sem comentários: