domingo, junho 21, 2009

Fernando Pessoa


Fernando António Nogueira Pessoa, mas conhecido por Fernando Pessoa nasceu em Lisboa no dia 13 de junho de 1888 e faleceu na mesma cidade em 30 de Novembro de 1935. Foi aclamado não apenas como o maior poeta português do século XX, como também o melhor poeta entre os melhores do mundo.
A sua sua vasta e complexa obra poética com forte teor filosófico suscitou, num ensaio crítico a indicação de Roman Jakobson (linguísta russo), para que o seu nome fosse incluído entre artistas do porte de James Joyce, Pablo Picasso e Igor Stravinski.
"...a obra de Fernando Pessoa pode ser tomada como um paradigma daquilo que de mais alto pôde fazer a poesia - e, por extensão, a arte - do século XX."
Este é o trecho de um artigo publicado na revista Cultsob so o título: "O Drama da Linguagem" de autoria de Rinaldo Gama
(...)
"Saúdo todos os que me lerem,
Tirando-lhes o chapéu largo
Quando me vêem à minha porta
Mal a diligência levanta no cimo do outeiro.
Saúdo-os e desejo-lhes sol,
E chuva, quando a chuva é precisa,
E que as suas casas tenham
Ao pé duma janela aberta
Uma cadeira predileta
Onde se sentem, lendo os meus versos.
E ao lerem os meus versos pensem
Que sou qualquer cousa natural
Por exemplo, a árvore antiga
À sombra da qual quando crianças
Se sentavam com um baque, cansados de brincar
E limpavam o suor da testa quente
Com a manga do bibe riscado."
Alberto Caeiro
Eu Nunca Guardei Rebanhos

Sem comentários: