domingo, junho 21, 2009

William Holman Hunt-O Despertar da Consciência

William Holman Hunt pintor inglês nasceu em Londres a 2 de Abril de 1827 e morreu também em Londres, 7 de Setembro de 1910.
Fundou juntamente com Dante Gabriel Rossettii e John Everett Millais, em 1848, a Irmandade Pré-Rafaelita, um grupo artístico entre o espírito revivalista do romantismo e as novas vanguardas do século XX dedicada a observar atentamente a natureza, mas foi o único a manter-se fiel aos princípios dessa irmandade.

Este quadro que aqui aparece intitula-ser "O Despertar da Consciência". Quando olhamos para este típico escritório vitoriano, vemos uma mulher com ar de culpa levantando-se do colo do seu amante, interrompendo a música, subitamente consciente de que o que está a fazer é errado.A personagem feminina como que olha para nós e como que nos pede desculpa pelo que estava a fazer. Ele tenta que ela retorne ao seu colo, para isso estende a mão e sorri matreiramente! Os valores vitorianos estão aqui reflectidos, sendo estra pintura destinada a funcionar como comentário moral. O estampado dos tecidos, madeiras trabalhadas, o papel de parede e as cores alegres são típicas da meticulosa e quase obsessiva atenção que Hunt dedicava ao pormenor.De todos os pintores Pré-Rafaelitas ele e Ford Madox Brown foram os mais interessados em representar os valores morais e sociais da vida vitoriana.Hunt tentou pintar "em aplicação directa à natureza, usando como modelos os seus amigos em vez de modelos profissionais.
Este quadro que como já o disse em cima intitula-se de "O Despertar da Consciência", foi realizado em 1853, é Óleo sobre tela (76,2/55,9cm) e encontra-se no Tate Gallery em Londres.

Sem comentários: