quinta-feira, março 01, 2018

Jan Vermeer-O Copo de Vinho

A tela que aqui aparece foi pintada por Jan Vermeer, pintor holandês entre 1660/61 e nela podemos ver duas personagens.  Um homem com um aparatoso chapéu preto segura um jarro com a mão direita depois de ter servido um copo de vinho a uma mulher que se encontra sentada. A figura dela como que domina a cena devido à cor do vestido e rosa  do lenço branco que lhe adorna a cabeça. 
Se repararmos cada elemento desta pintura foi pelo pintor muito cuidadosamente concebida e executada e para mim o copo é o elemento a destacar, posto que raramente se vê em pintura algo tão bem realizado, exceptuando talvez a tela de Pierre-August Renoir "O Lanche dos Barqueiros", onde também o copo que uma das personagens tem na boca é de uma técnica absolutamente admirável.
Se refletirmos o que Vermeer nos quis transmitir com esta sua tela, poderemos julgar que o que aqui está em causa é a moderação, visto que este pintor por mais que uma vez nos quis transmitir através das suas telas os vícios e virtudes da sociedade holandesa da altura. Esses vícios e virtudes poderiam ir da moderação que penso que é aqui o caso, ao vicio do jogo, à cupidez sexual, curiosidade....
Neste caso está em jogo aquilo que ingerimos e neste caso é a bebida. A mulher bebe vinho e está totalmente entregue a essa tarefa. Segura o copo com a mão direita e tem a esquerda pousada calmamente  no regaço. Ela não olha para o homem que a observa atentamente. Está entregue à sua bebida, mas não o faz sofregamente. Bebe com calma e ponderação e quase que conseguimos sentir o gosto da bebida na nossa própria boca. Não sabemos se este homem está dar-lhe vinho para depois a desinibir para uma aventura erótica, isso fica ao critério de quem observa a tela. O olhar dele sobre ela também não nos revela as suas intenções. Poderá estar somente a dar-lhe a provar alguma primeira colheita. O estilo do pintor vê-se na perfeita geometria dos azulejos do chão na mestria  em que pintou a janela assim como os elementos que se encontram por cima da mesa. Ao fundo da sala está uma tela que não nos permite ver o que nela está expresso.
 A luz vai incidir sobre o copo e a  cabeça envolta num toucado do elemento feminino, assim como sobre a capa que rodeia os ombros e o colo do homem iluminado desta forma a parte direita da tela e escurecendo a esquerda. 
O vestido dela ricamente executado, mostra estarmos perante um casal da classe média alta e isso também é visível na decoração da sala  bem decorada pelos padrões da época.
 Adoro esta tela, posto que como sempre estamos perante uma obra majestosa deste pintor da luz que foi Jan Vermeer.

2 comentários:

Giulia disse...

Olá querida, estou apaixonada pelo seu blog! Vida longa! Saudaçoes de Brasil

Rute Vallin Casaca disse...

Ola
notei assim o tamanho da taça desproporcional, assim como noto o colo e pescoço da moça pintado de uma forma estranha. Vcs também notaram isso?