sexta-feira, junho 26, 2009

Jan Bruegel o Novo - O Jardim do Éden

Jan Bruegel, nasceu em Antuérpia em 1568 e morreu também em Antuérpia em 1625. Era filho de Pieter Bruegel, O Velho. Não tão conhecido e famoso como o seu pai Jan Bruegel ficou contudo conhecido pela forma como pintava as flores, as paisagens e temas relacionados com o Paraíso. As suas composições têm um acabamento exemplar, o que levou a que fosse conhecido, por "Bruegel de Veludo".
Este quadro que aqui aparece mostra-nos animais exóticos e comuns misturando-se neste jardim do Éden, meticulosamente representado.Aqui a maior preocupação de Jan Bruegel foi a de criar uma paisagem mística e imaginária enquanto as figuras de Adão e de Eva ficam reduzidos a uma presença insignificante, de modo a fazer sobressair o cenário onde se encontram.Por muito limitada que a fauna e a flora nos pareça actualmente, a verdade é que Jan Bruegel conseguiu envolver este recanto do bosque numa atmosfera de sonho. A sua mestria reveladora de uma grande sensibilidade para os ambientes naturais, contribuiu para o desenvolvimentoda grande tradição do paisagismo Holandês do século XVII.
Este quadro denominado de "Jardim do Éden", é Óleo sobre tela, (53x84) e encontra-se em Londres no Museu Victoria and Albert.

Sem comentários: