sábado, junho 27, 2009

Grant Wood - Gótico Americano

Grant DeVolson Wood, norte americano, nasceu em Anamosa, Iowa a 13 de Fevereiro de 1891 e morreu a 12 de Fevereiro de 1942. Grant Wood, ficou conhecido por nas suas pinturas representar a vida rural americana, mas propriamente a vida do Midwest americano.
A sua família mudou-se para Cedar Rapids após a morte do seu pai seu pai em 1901. Pouco tempo depois, Wood para ajuda a família começa a trabalhar como aprendiz numa loja de ferramentas, conciliando este trabalho com os estudos . Depois de formado,matricula-se numa escola de arte em Minneapolis. Entre 1920 a 1928 faz quatro viagens à Europa, onde estuda vários estilos de pintura, especialmente o impressionismo e pós-impressionismo. Mas foi o trabalho de Jan Van Eyck que o vão influenciar passando a assumir a clareza desta nova técnica e a incorporá-la nas suas novas obras. De 1924 a 1935 passa a viver num estúdio que ele batizará de "5 Turner Alley".
Quando Wood morreu de cancro hepático a grande herdeira das suas obras foi a sua irmã Nan Wood Graham, a mulher retratada na sua mais conhecida obra Gótico Amerciano. Por sua vez quando esta faleceu a maior parte da obra de Wood passou a pertencer ao Museu de Arte Figge em Devemport, Iowa.
Wood ficou impressionado com uma simples casa de campo de estilo neogótico que encontrou no Iowa do Sul e pintou este quadro a partir da imagem de que se lembrava. Utilizou a sua irmã e o seu dentista como modelos para o casal. Wood foi acusado de satirizar os naturais do Midwest, mas afirmou que tinha feito o quadro como uma homenagem à dignidade puritana e simples que encontrava na America das pequenas cidades. Por residir muito tempo no Iowa, Wood foi um dos expoentes do Regionalismo, uma forma de realismo comum na Anérica do Sul, durante os anos 30 baseada na ideia de acabar com a dependência cultural dos artistas americanos em relação à Arte Europeia.O seu estilo de linhas rígidas, firmemente delineadas e modeladas, foi inspirado no Gótico e nos mestres primitivos do Renascimento, que Wood estudou na Europa, nos anos 20.Esta composição de Wood, Gótico Americano, tem sido utilizado para diversas sártiras à vida rural ou mesmo citadina dos americanos, assim como é hoje tido como um ícone artistico, conhecido a nível mundial.
Este quadro denominado Gótico Americano, foi pintado em 1930, é Óleo sobre tela, (74.33x62.4cm) e está em Chicago no Art Institute of Chicago.

Sem comentários: