domingo, junho 21, 2009

O Verão de Giuseppe Archimboldo

Giuseppe Arcimboldo (1527/ 1593) foi um pintor italiano.
Iniciou seus trabalhos em Milão, com o seu pai, mas atingiu a fama em Praga, sob a proteção do Imperador Rudolph XI. As suas obras principais incluem a série "As Quatro Estações", onde usou, pela primeira vez, imagens da natureza, tais como frutas, verduras e flores, para compor fisionomias humanas. A ideia de reproduzir as estações como pessoas já era usada desde a época dos romanoss, no entanto Arcimboldo foi o pioneiro na utilização de vegetais de cada época, na composição de rostos humanos.
Arcimboldo trabalhou inicialmente com o seu pai, no vitral da catedral de Milão. A partir de 1562 morou em Praga, então capital do reino da Boêmia e hoje da República Tcheca, onde consolidou a sua carreira como artista. Serviu na corte de Fernando I e dos seus sucessores, nomeadamente Maximiliano II e do seu filho Rodolfo II, grandes mecenas. Arcimboldo foi admirado como artista pelos três monarcas, tornando-se pintor da corte chegando a ser nomeado Conde Palatino.
Praga transformou-se no século XVI, principalmente por causa de Rodolfo II, em um dos maiores centros culturais da Europa, de intensa e diversa actividade cultural e científica. Os seus governantes eram vistos, além de seus domínios, como simpatizantes do exótico. Nesse contexto, as singularidades da arte de Arcimboldo encontraram solo fértil para florescer.
O quadro que aqui aparece denomia-se de "O Verão".Visto de perto, este quadro parece ser o sonho de um vendedor de frutas. Ao afastarmo-nos, uma cabeça humana começa a tomar forma.Este quadro foi feito, na sua totalidade com frutos e vegetais do Verão.Embora conhecido por usar frequentemente frutos e legumes para criar os seus retratos, Archimboldo costumava também usar potes, panelas e até ferramentas na criação das suas estranhas imagens.As suas obras mais importantes foram pintadas em Praga, onde esteve ao serviço de alguns dos Habsburgos.Archimbolgo estava incumbido de outros trabalhos para a corte como poe exemplo fazer as decorações para as festividades, adquirir peças de arte para a colecção do Imperador, desenhar e construir fontanários.As pinturas de Archimboldo eram de alguma forma tidas como ridículas, embora fossem frequentemente imitadas.Foi apenas quando os Surrealistas viram nele um amante dos jogos visuais e, logo, um dos seus, que Archimboldo se tornou famoso.
Este quadro intitulado "O Verão", foi pintado em 1573, é Óleo sobre tela, tem 76x63,5cm e está no Museu do Louvre em Paris.

Sem comentários: