domingo, junho 14, 2009

Mona/Vinci


Leonardo da Vinci nasceu em Anchiano, perto de Vinci, a 15 de Abril de 1452. Era filho do notário Piero di Antonio da Vinci e de uma camponesa, Catarina.
No ano do seu nascimento, o seu pai casou com uma mulher muito mais nova, Albiera di Giovanni Amadori. Leonardo foi separado da mãe aos 5 anos de idade e, a partir de então, passou a viver com o pai.
Leonardo cresceu no campo o que poderá justificar o seu amor pela natureza. Teve uma grande paixão por cavalos que, mais tarde, foram objecto de magníficos estudos.
Em 1469, Leonardo mudou-se para Florença onde iniciou a sua aprendizagem em pintura no atelier do célebre pintor florentino Andrea del Verrocchio (1436-1488). Elaborou então inúmeros desenhos e esquemas do corpo humano.

O seu primeiro desenho, intitulado Desenho da paisagem do Vale do Arno, é datado de 1473.
Até 1480, produziu uma série de quadros pequenos, como a Madona com Cravo, a Madona Benois e, possivelmente, também a Anunciação. Em 1482, mudou-se para Milão e ofereceu os seus serviços como engenheiro, escultor e pintor a Ludovico Sforza (1451-1508).
De 1483 até 1486, juntamente com Ambrogio e Evangelista de Predis, aceitou e executou a encomenda de uma pintura de altar: A Virgem dos Rochedos.
De 1487 até 1488, trabalhou como arquitecto no atelier da Catedral de Milão.
Em 1489, Leonardo planeou um tratado de anatomia com base numa grande colecção de desenhos anatómicos que havia realizado a partir de observações e dissecações humanas e animais.
De 1489 até 1494, trabalhou na estátua equestre de Francesco Sforza em Milão. Nesse mesmo período pintou os Retrato de Cecilia Gallarani e de Lucrezia Crivelli.
De 1495 até 1498, Leonardo entregou-se à pintura de A Última Ceia encomendada por Ludovico Sforza.
Em 1500, regressou a Florença e iniciou aquele que seria o seu período mais produtivo como pintor. Na primavera desenhou um croquis para a A Virgem e o Menino com Stª Ana, cuja pintura a óleo só será concluída em 1510.
Em 1501, trabalhou num pequeno quadro da Virgem com o Menino conhecido como Madona del Fuso.
Em 1502, viajou por Itália com Cesar Borgia como arquitecto e engenheiro. Neste altura, desenhou mapas e outros tipos de representações geográficas.
Em 1503, regressou a Florença e iniciou o retrato de Lisa del Giocondo, esposa de Francesco del Giocondo. Nesta altura começou a pintura mural da Batalha de Anghiari.
É precisamente sobre esta obra de Leonardo que me debruço.
A Mona Lisa é famosa em todo o mundo pelo seu enigmático sorriso e por ser uma das poucas pinturas de Leonardo, estimado mestre Renascentista. A identidade do modelo apesar de geralmente ser atribuido a Lisa del Giocondo permanece contudo para muitos estudiosos como desconhecido e existe ainda o debate sobre se este modelo teria sido um homem ou uma mulher, mas a pintura, com o seu cenário fantástico eleva-se acima dessas controvérsias.Tratando-se de um retrato tradicionalmente renascentista quanto à composição, a sua beleza reside na técnica de pintura a óleo (conhecida como sfumato) criada por Leonardo, que permitiu ao artista criar sombrados subtis e uma perspectiva atmosférica impossíveis de produzir com a têmpera de ovo, então muito usada.Igualmente versado em anatomia, engenharia e aeronáutica, Leonardo conduziu diversas pesquisas científicas. Completou um escasso numero de pinturas, mas sobreviveram numerosos desenhos e livros de esboços permitindo-nos apreciar os diversos talentos deste génio.
Este quadro de Leonardo, que se intitula Mona Lisa, ou La Gioconda (Óleo sobre madeira, 77x53cm) encontra-se no Museu do Louvre, em Paris.

Sem comentários: