sábado, fevereiro 06, 2010

Visto do Céu

O filme "Visto de Céu"(Lovely Bones) título original, que se estreará brevemente em Portugal, foi tirado do Best Seller da escritora Alice Sebold, obra literária que na altura do seu lançamento foi bastante aclamado pela crítica, vendendo milhares de livros por este mundo fora. Lembro-me que quando o li (há alguns anos) ter gostado bastante da premissa do qual a autora partia, ou seja, o facto da personagem principal, uma jovem de 14 anos, estar a relatar de uma forma muito lúcida o seu assassínio e o inconformismo e impotência perante o facto do assassino continuar a sua vida sem que ela podesse fazer alguma coisa para alterar esse facto.Tal como nos diz a própria Susie Salmon, "eu tinha apenas 14 quando foi assassinada em Dezembro de 1973 no caminho da escola para casa...."palavras iniciais do livro que nos prendem ao mesmo, até ao fim.
Após a sua morte ela continua a vigiar a vida da sua família enquanto o seu assassino continua à solta. Aprisionada num belo, prodigioso e misterioso mundo, Susie descobre que tem de escolher entre o sua ânsia de vingança e o seu desejo de ver a dor dos seus entes queridos sarar e estes prosseguirem com as suas vidas, sem que a sua morte seja vingada. O que começa como um chocante homicídio transforma-se numa viagem plena de imaginação e expectativa através dos laços da memória, do amor e da esperança, vistos pelos olhos de uma desafortunada adolescente, que apenas queria viver, amar e ser amada.
O aclamado realizador Peter Jackson ( vencedor já de três Oscares ( A trilogia O Senhor dos Anéis) e dos mais recente "Distrito 9" agarra na obra de Alice Sebold e cria um filme, que procura não fugir à visão algo onírica e ao mesmo tenebrosa criado por esta escritora.
O filme conta nos principais papéis com Mark Wahlberg, Raquel Wuiz, Susan sarandon, Stanley Tucci, Michael Imperioli e Saoirse Ronan.


Sem comentários: