segunda-feira, fevereiro 22, 2010

A Maior Flor do Mundo

José Saramago escreveu nos anos 70 "A maior flor do mundo". Em 2006, dois galegos pedem ao Prémio Nobel autorização para fazer um filme de animação baseado no único conto para crianças que José Saramago escreveu.
O protagonista é um rapaz de sete anos que numa tarde de Verão decide explorar o mundo fascinante que existe a apenas cinco minutos de distância da sua casa. Durante esta aventura descobre uma flor murcha e dedice ajudá-la a recuperar toda a sua força e beleza. O rapaz parte em busca de água, um trabalho difícil e esgotante, que dá o resultado desejado: a flor "renasce" e torna-se a maior flor do mundo.
No seu blogue Caderno de Saramago, José Saramago explica que foi no início dos anos 70 que um editor de Lisboa lhe pediu que escrevesse um conto para crianças. "Não estava eu nada certo de poder desobrigar-me dignamente da encomenda, por isso, além da história de uma flor que estava a morrer à míngua de uma gota de água, fui-me curando em saúde pondo o narrador a desculpar-se por não saber escrever histórias para a gente miúda, a quem, por outro lado, diplomaticamente, convidava a reescrever com as suas próprias palavras a história que eu lhes contava."
Anos depois o livro foi publicado e "trabalhado" em escolas primárias, sobretudo em Portugal e Espanha.Mais tarde, foi a vez de Juan Pablo Etcheverry e Chelo Loureiro, dois galegos que trabalham em cinema, desafiarem o Nobel Português para fazere uma animação em plasticina partindo do seu livro infantil. A narração foi entregue ao próprio Saramago.
"São quinze minutos da melhor animação, que o público tem aplaudido em salas e festivais de cinema, como foram, no passado recente, os casos de Japão e Alasca", escreve Saramago no seu blogue.
A flor mais grande do Mundo, filme de animação realizado em 2006 que conta com a narração do próprio José Saramago (e que aparece também retratado no filme) venceu recentemente o Festival de Cinema Ecológico de Tenerfie.
O filme, cujo conto original está editado em Portugal com ilustrações de João Caetano, foi exibida no Fantasporto deste ano e no IndieLisboa


Sem comentários: