terça-feira, fevereiro 16, 2010

Édouart Manet-O Piquenique

Uma mulher nua está sentada numa clareira, durante um piquenique informal com dois jovens galantes vestidos à época.Esta grande tela foi trabalhada em grandes manchas de cor, e a luz intensa e directa reduz as formas das figuras ao mínimo. Baseando estas figuras numa composição de Rafael e relembrando o ambiente pastoral de Giorgione, Édouart Manet tentou conscientemente evocar os elevados ideais de arte renascentista. Esta audaciosa mistura do antigo e do moderno, vida boémia contemporânea, dados o contexto e a escala de Arte Clássica, levou a que esta pintura fosse fortemente condenada pelos críticos. A finalidade de Manet era libertar os artistas das doutrinas do academismo e dos temas da literatura.
Artista rebelde, desenvolveu uma técnioca brilhante, com uma inovadora utilização do preto.É uma ironia ter escandalizado, quer os críticos, quer o público, quando ele Manet venerava artistas como Diego Velasquez e Ticiano.Edouart Manet nasceu em Paris em 1832 e morreu na mesma cidade em 1883.
Este quadro intitulado de "Déjeuner sur l'herbe", O Piquenique, foi realizada em 1862/3, é Óleo sobre tela, tem 2,15x2.71cm e encontra-se no Musée d'Orsay em Paris.

Sem comentários: