sábado, fevereiro 13, 2010

Cécile Veilhan

Cécile Veilhan pintora francesa, nasceu em Nantes, em 1965. A sua obra é toda impregnada de charme, elegância, delicadeza e inocência, revelando situações conhecidas para cada mulher. Através dos seus quadros Cecile Veilhan convida-nos a entrar num mundo de rostos de mulheres, gentil e sincero. A suas mulheres ou rapariguinhas são sempre suaves, cheias de ternura, vestidas de flores, bolinhas ou xadrez, motivos brilhantes e alegres que servem para adicionar imenso encanto aos seus rostos e aos seus corpos.
As mulheres que Cecile Veilhan pinta estão atentos aos outros, amam,são amadas,são cúmplices, rivais, conversadoras, misteriosas, secretas….
Muitos dos seus quadros evocam cenas de carinho a ternura intensa.Esse carinho, essa ternura pode ser dirigida a um homem, a uma mulher,a uma criança, a um recém nascido ou até a nós que as visionamos e nos alegramos a olhar para elas.
Raramente C.Veilhan pinta homens e quando o faz, eles estão sempre acompanhados de uma dessas misteriosas e encantadoras mulheres que nos fascinam, com os seus grandes olhos e parecem dirigir-nos um qualquer apelo, ou segredar-nos uma qualquer “fofoquice”. Esses homens, são retratados como esposos, noivos,mas sempre enamorados destas mulheres, destas mães sempre calmas, pensativas, amorosas, gentis, e algo etéreas.
As crianças, surgem a beira mar, em antigos fatinhos de banho, brincam, com balões, correm por jardins imaginários. As mulheres quando estão fora do seu lar, estão juntas, em perpétuas conversas, trocando cúmplices olhares, convidando-nos a juntarmo-nos a elas!
O cuidado que a artista pinta as roupas, os rostos e os adornos não deixa de nos chamar a atenção.O próprio ambiente que rodeia as personagens é sempre suave, calmo e as cores pasteis ganham vida e brilham, deixando-nos com a sensação que de um momento para o outro aquelas mulheres poderão fazer de nós parceiras dos seus segredos.
A própria Cecile Veilhan diz sobre as mulheres que ela cria: "Elas são intemporais, idealizadas, suaves como só as mulheres o conseguem ser…!
De facto, uma grande artista.

Sem comentários: