quinta-feira, novembro 12, 2009

Jan Van Eyck-Giovanni Arnolfini e sua Mulher Giovanna Cenami

Giovanni Arnolfini mercador italiano residente em Bruges segura a mão da sua jovem esposa. O pequeno cão, as chinelas no chão o fruto no parapeito da janela, o castiçal, o terço pendurado num prego, as tábuas do chão e o tapete, tudo isso foi pintado com enormíssima precisão.É muito provável que Van Eyck tenha sido convidado a pintar este quadro para comemorar a feliz união, e, qual testemunha de casamento, escrever na parede do fundo: "Johannes de Eyck fuit hic" (Jan van Eyck esteve aqui).
No espelho, podemos ver o casal de costas e uma terceira ficgura, provavelmente a do pintor, que presencia o acontecimento. A superfície do quadro, macia, quase esmaltada, foi obtida através da aplicação de várias camadas de pigmento misturado com óleo de linhaça, cobertas por fim com verniz.Ao usar esta técnica, Van Eyck e o seu irmão Hubert, passaram a ser considerados como os "inventores" da pintura a óleo.
Jan van Eyck, nasceu em 1422 em Haia e morreu em Bruges em 1441.
Esta tela intitulada de Giovanni Arnolfini e sua mulher Giovanna Cenami foi realizado em 1434, é óleo sobre madeira, tem 81,8x59,7 cm e pode ser visto no Nacional Gallery, Londres.

Sem comentários: