quinta-feira, novembro 19, 2009

Mika - Um Fenómeno

Mika nasceu em Beirute,filho de pai norte-americano e mãe libanesa. Filho do meio de entre cinco, Mika e a família viram-se a obrigados a deixar o seu país natal devido à situação de conflito e partiram para Paris quando ele tinha apenas um ano de idade. Mudaram-se, novamente, desta vez para Londres, na altura dos seus nove anos de idade, após seu pai ter sido raptado no Kuwait durante a Guerra do Golfo. Em Londres, frequentou inicialmente o Lycées Français Charles de Gaulle, no entanto, devido ao seu problema de dislexia, foi vítima de incompreensão por parte dos professores e também de maus-tratos por parte dos seus colegas (bullying), fato que o levou a mudar para um colégio britânico.
O seu contacto com a música começou cedo. Aos onze anos já gravava publicidade e participou, a cargo da sua professora de música, numa ópera chamada Die Frau ohne Schatten, de Strauss. Devido à grande variedade de influências musicais que recebeu em toda a sua vida, Mika tem hoje um reportório que se pode definir como uma mistura de todas essas influências. Desde Prince e Metallica à música clássica que conhecera na ópera, passando pelos traços islâmicos trazidos do Médio Oriente. No entanto, o que mais encanta das características de Mika é a sua voz, muito comparada a de Freddie Mercury. Excêntrico em palco e com um ritmo dançante, leva o público ao delírio quando aplica tons mais altos e agudos na sua voz.
Durante cinco anos tentou, em vão, entrar no mercado da música. Com um estilo muito diferente e arrojado, diferente de tudo o que hoje em dia se vende, Mika foi, por várias vezes, rejeitado pelas gravadoras. Essa relação não tão boa com as editoras inspirou-o a escrever a letra de "Grace Kelly", o seu primeiro vídeo de divulgação, onde ele critica a editora britânica à qual estava ligado, pelo fato desta, segundo ele, o querer a todo o custo moldado para um estilo mais comercial.
Cantando desde temas melodramáticos a ironias divertidas, as suas letras cantam a vida do ser mais comum, ao contrário da maioria que, segundo ele, "só cantam histórias de amor, com meninas ricas e bonitas que andam em bons carros".
No dia 15 de Abril de 2009, Mika surpreendeu os seus fãs com um concerto surpresa, em Los Angeles. Foram apresentadas quatro músicas inéditas (Blame It On The Girls, Good Gone Girl, Toy Boy e Blue Eyes) que, a princípio, deverão constar no repertório do seu novo álbum a ser lançado em setembro, primeiramente chamado de We Are Golden.
Em Julho, o primeiro single, We Are Golden, do álbum foi disponibilizado na internet, juntamente com o videoclipe da música. No dia 6 de agosto, o título do álbum foi trocado para The Boy Who Knew Too Much.
Mika atuou pela primeira vez em Portugal no dia 10 de Julho de 2008, no festival Super Bock Super Rock - Lisboa. O espectáculo foi transformado numa super-festa com direito a palhaços, big girls, lollipop girls, e Mika a falar bastante bem português. A crítica ao concerto foi bastante positiva, citando o artista como Furacão Mika, Super Bock Super Mika ou referindo mesmo que Mika salvou a noite.
A próxima passagem do cantor por Portugal já está agendada, e será dia 16 de Abril de 2010 no Campo Pequeno, em Lisboa.

Um cantor muito bom, muito alegre, as suas canções, têm letras muito bonitas, ele é fantástico em palco, tem uma alegria contagiante, tem bons video clips, e penso que este rapaz vai longe no mundo da musica.
Parabéns Mika!
http://www.youtube.com/watch?v=sknDfB3pJB8

Sem comentários: