quinta-feira, novembro 05, 2009

Relações Virtuais

Há muito anos fui ao extinto cinema Monumental, ver um filme denominado de "Denise telefona".O filme passava-se num tempo em que ainda não existia os omnipresentes telemóveis e os omnipotentes computadores, mas sim os velhinhos e espero que eternos telefones fixos. O que se passava no filme é que a personagem Denise, pólo aglutinador de toda a história, possui um interminável rol de amigos, que constantemente trocam as mais variadas "fofoquices" pelo telefone. Essa rede de amigos ia sendo engrossada à medida que as namoradas/os, primos,conhecidos e demais personagens iam trocando as mais diversas conversas sempre agarrados ao telefone.A certa altura do filme apercebemo-nos que nessa roda de gente que conversa, ri, chora, troca confidencialidades, e até iniciam namoriscos pelo telefone, muitos nem se conhecem, sendo apenas o telefone o único elo de ligação entre todos. Um belo dia, Denise considera a ideia de todos se reunirem num mega jantar para se conhecerem, ideia que é prontamente aceita por uns e rapidamente rejeitada por outros. Contudo e após várias insistências, lá se marca por telefone o restaurante, o número de comensais, etc. No dia aprazado...ninguém aparece! E no outro dia tudo recomeça por telefone, as fofoquices, aos namoriscos, o contar das alegrias, e o carpir das tristezas.
Esta minha introdução, esse relembrar deste filme tão interessante e que me parece agora tão nostálgico serve para abordar aquilo que denomino de Relações Virtuais, ou conhecimentos virtuais. Existem hoje em dia inúmeros sites na internet, onde mediante inscrição, pode-se aceder a um "cardápio" de putativos homens/mulheres (conforme sexualidade de cada indivíduo ) para futuras relações de amizade, convívio, amor, camaradagem,casamento e afins.Nesses sites aparece de tudo, desde homens e mulheres casadas, mas que pelos vistos necessitados de algo mais do que aquilo que possuem portas adentro, aparecem homens e mulheres bastante jovens o que deixa uma sensação de estranhesa e perplexidade perante a dificuldade ou a não aceitação de conhecimentos que possam ser feitos através de amigos comuns, bares, esplanadas, colegas de trabalho, etc,... aparecem licenciados, mestrados, empresários, professores, e tutti quanti, cabendo a todos a caracterização de um perfil, em que é retratado um pouco do que essas pessoas são. É nesses perfis, que reside toda a atracção , pois lá vemos que existem corações despedaçados a procura de quem o componha, há quem esteja num pós processo de divórcio extremamente doloroso e que por isso precise de um curativo rápido e bastante eficaz, há quem recite Fernando Pessoa, mostrando que este grande poeta nestas coisas do coração,dá sempre muito geito, quem escreva autênticas cenas de telenovela, procurando condoer os corações mais empedernidos, quem se compare a um porto de abrigo, esperando que nesse porto atraque uma embarcação ligeira e de coração generoso, há quem tendo dois ou até mais filhos procure quem possa aumentar a família, numa relação familiar estável e se possível duradoira, há quem seja viajado e apenas procure companhia nesses périplos turísticos, há quem apenas quer alguém que o/a compreenda, há quem procure um pouco de paz acompanhado de doses generosas de carinho e amor, há os que vivendo no fora de Portugal, procure quem os acompanhe nesta vida dura, que é viver longe deste recanto chamado Portugal, ah...é verdade, há também os/as estrangeiros/as que talvez querendo navegar por outros mares outras mentes e outros corpos procure a/o sempre generosa/o e afável mulher/homem português/a ...enfim...há de tudo um pouco.Convêm de todo não nos esquecermos dos pervertidos que apenas estão ali para...caçar, o que, se não me engano, são a sua maioria!
Pelo que li, há bem pouco tempo, milhões de homens e mulheres por este mundo fora,conhecem-se pela internet, considerando-se que no futuro, não muito longínquo, essa será a forma mais eficaz e mais cómoda de homens e mulheres se conhecerem e iniciarem uma relação, devido talvez ( e esta é apenas uma possível explicação) ao modo de vida sedentário e solitário que os seres humanos hoje em dia possuem.
A estranhesa disto tudo, é que ao contrário do que acontece com a pobre Denise e os seus incontáveis amigos, onde ninguém aparece ao jantar, porque simplesmente consideram que a magia da teia de conhecimentos que todos teceram, estava em não se conhecerem, neste tempo de conhecimentos pela internet, as pessoas querem se conhecer e o mais rapidamente possível. A internet é apenas um passo muito pequenino para o grande passo que é encontrarem-se,encararem-se, conhecerem-se intimamente e...após isso, caso esse relacionamentio intímo seja satisfatório, prosseguirem então numa relação dita 'normal'.Caso não dê certo, sempre existe e continuará a existir na ominpresente e omnipotente internet um vasto cardápio de putativos homens/mulheres dispostos a serem o porto de abrigo de corações solitários e desabrigados por tempestuosas relações incertas.
O café, a esplanada, os bares,as discotecas, o local de emprego, os transportes colectivos, as viagens, a vizinhança, está aos poucos a deixar de ser o palco onde se poderia conhecer a cara metade, uma vez que vivemos numa era completamente informatizada e onde ao mesmo tempo que podemos fazer e pagar as nossas compras online, também podemos escolher o nosso parceiro/a, aquele/a que quiça, poderá bem ser o homem/mulher dos nossos sonhos... ou talvez um belo pesadelo!
É apenas uma questão de tentar, num site bem perto de si!

Sem comentários: