terça-feira, novembro 25, 2014

Rafael-A Sagrada Família do Carvalho


A exemplo de um post anterior, publicado aqui, trago-vos outra vez uma obra do pintor Rafael Sanzio, conhecido apenas por Rafael  (1483-1520) que eu amo de coração.
Desta vez a obra em apreço  é  "A Sagrada Família do Carvalho" (1518), realizada dois anos antes da sua morte  e onde podemos observar a sagrada Família com São João.
Como já o referi anteriormente este tema foi representado por Rafael em várias ocasiões, ao longo da sua trajetória artística.
 Nesta tela o pintor italiano dispõe das personagens atendendo a uma composição em diagonal conseguindo, deste modo, um grande dinamismo. Este recurso será mais tarde adotado pelos artistas do Barroco. Ao fundo da composição podemos contemplar um vale, o vale do rio Tibre e um carvalho sob o qual estão as personagens da composição. O que mais salta à vista são os rostos das figuras representadas, posto estas serem  doces e celestiais em especial  o de São João.
É aqui por demais notório que Rafael idealiza e humaniza ao mesmo tempo estas personagens sagradas para que as mesmas se  tornarem próximas de nós, o que de facto acontece. O gosto em representar elementos da Antiguidade Clássica torna-se evidente nesta obra. Assim, vemos São João apoiando-se num friso clássico, olhando ternamente para o menino.O modo como Rafael representa as pregas das roupagens da Virgem é de um enorme naturalismo, muito próprio da época. O emprego do claro-escuro dá imensa corporeidade aos volumes assim como o modo modo como o pintor dispondo o berço do Menino Jesus na tela acaba por acentuar a composição na diagonal, antecipando-se deste modo ao estilo Barroco.
Como disse anteriormente esta composição é uma das últimas obras de Rafael. Pensa-se que vários autores estiveram na origem da mesma, entre elas Gianfrancesco Perri um pintor seu amigo.
Esta ternurenta e muito bem realizada "Sagrada Família do Carvalho"  é um óleo sobre madeira e pode ser apreciada no Museu do Prado em Madrid/Espanha.

Sem comentários: