segunda-feira, novembro 10, 2014

Rafael-A Virgem do Peixe

Parece impossível, mas já estamos a quase um mês do Natal.. Ainda 'ontem' andávamos em calções de praia e já estamos quase em Dezembro. O tempo passa a correr.
 Em homenagem à quadra postarei aqui algumas telas alusivas a esta época de grande religiosidade cristã. Começo então pelo pintor ialiano  Rafael Sanzio, (1483/1520), conhecido apenas por Rafael.
Esta obra a par de uma outra que já coloquei aqui num post anterior trata mais uma vez o tema da Virgem e do Menino Jesus. Aqui o artista aborda o tema da Sagrada Conversação. A Virgem Maria aparece aqui entronizada,e tem nos braços o menino Jesus. Junto a Ela vemos representado São Jerónimo e o arcanjo Rafael, enquanto este último apresenta o jovem Tobias, que tem um peixe entre as mãos.O peixe faz alusão ao episódio que está registado no Livro de Tobias no Antigo Testamento, em que se explica que uma noite, o pai de Tobias, que era coveiro, para evitar dormir em casa depois de ter acabado o seu trabalho, optou por dormir no pátio.Enquanto dormia, umas fezes de pássaros caíram sobre os seus olhos, deixando-o cego. O arcanjo Rafael disse a Tobias que o seu pai recobraria a vista se besuntasse os seus olhos com fel de um peixe, dando-se assim o milagre da restituição da visão. Resulta também interessante observar as cores vivas que Rafael aplica na indumentária das personagens, que se potenciam de forma assombrosa graças à luz que incide nelas. Rafael realizou esta obra para o Mosteiro de San Domenico de Nápoles por volta de 1513.Não posso deixar de referir que o trono da Virgem que foi diretamente inspirado numa escultura antiga de Júpiter que se conserva em Roma, reflete o interesse do pintor e dos seus contemporâneos pela arqueologia.Esta obra  denominada de "A Virgem do Peixe",é um óleo sobre tábua passada à tela e tem as dimensões de 2.15x1.58 cm.

Sem comentários: