quinta-feira, dezembro 04, 2014

A Vida deste Rapaz

A vida deste rapaz é precisamente a vida de Ellar Coltrane que o realizador Richard Linklater  (Antes do Amanhecer,Suburbia, entre outros) vai seguir durante 12 anos, terminado o filme quando o mesmo tem 18 anos e segue para a Faculdade.
Era sem dúvida desde o início um projecto ambicioso devido a diversos factores a que não está alheia o facto do actor principal, poder por um ocaso do destino morrer, ou desistir, ou mudar de país...
Como nada disso aconteceu temos então um filme bem original em que vemos actores muito seguros, começando pelo actor principal, um desconhecido e que durante estes anos de filmagem de Boyhood  teve que andar "escondido" e por isso não poder aceitar qualquer papel enquanto o filme era realizado.
O que achei mais interessante neste filme foi  a distância no tempo e em que desde 2002 ( Untitled 12-Year Project), todos os anos o realizador reunia durante algumas semanas no Texas, os actores e filmava algumas cenas. Os escolhidos foram Patrícia Arquette como mãe, Ellar Coltrane  como o filho cujo crescimento seguimos, Ethan Hawke  como pai e a filha do realizador  Lorelei Linklater como filha mais velha, e que começa o filme com a idade de 8 anos. Por lá andam também, outros actores, quase todos eles desconhecidos do grande público.O projecto era tão pioneiro e arriscado(uma duração de 12 anos em termos cinematográficos é uma longa distância!) que o próprio realizador pediu a Ethan Hawke que seguisse com o projecto caso algo lhe acontecesse o que felizmente não veio a acontecer.
Se seguimos o crescimento e subsequente passagem do tempo por parte de Ellar Coltrane não é menos verdade que o mesmo acontece a Lorelei Linklater, que a fazer fé no que li, de tão farta estava do papel que chegou a pedir ao pai (o  realizador) que matasse a sua personagem o que obviamente não aconteceu e ainda bem porque ela é mesmo muito boa e uma mais valia para o filme.
Deste modo o que vemos neste Boyhood é a vida de Mason (Ellar Cotrane) desde os seus 7 aninhos até à idade dos namoros, borbulhas, bebidas, indefinições sobre o que se quer ou não da vida, a sua apetência para a arte,o questionamento das relações fracassadas da mãe, a incompatibilidade com os padrastos, o amor incondicional ao pai e à mãe, amizades perdidas e outras ganhas,  fracassos amorosos, ou seja tudo aquilo que faz a vida de um um rapaz  até à idade da emancipação. É também um filme pioneiro porque filmes em que as personagens vão crescendo nós vemos constantemente, mas o que acontece é que  os actores vão sendo mudados.
 O que aqui tem de muito original é ser sempre os mesmos actores e por isso vamos vendo a passagem do tempo e no caso de Ellar Coltrane ela é bem visível, pois de um rapazinho  amoroso e educado e que gosta das coisas que todos os garotos de 7 anos gostam, no fim vemos um rapaz de barba na cara e voz grossa. Assim o  que mais amamos no filme é a passagem implacável  do tempo e as mudanças verificadas no corpo e no rosto dos personagens principais.
Esta de parabéns Richard Linklater por uma ideia tão original e por uma tão boa realização.
 Está de parabéns o actor principal, Ellar Coltrane  e Lorelei Linklater.
Este Boyhood-Momentos de Uma Vida  é  um filme que chega às nossas salas de cinema já com vários prémios na bagagem e que de certeza será premiado com algum Oscar quanto mais não seja pelo guião original. Gostei muito. 



Sem comentários: