terça-feira, novembro 11, 2014

A Nossa Pequenez

A máxima preocupação com aquilo que comemos, bebemos  e pelo modo e estilo de vida que levamos,entrou de tal modo no nosso quotidiano que quer queiramos ou não isto acaba por ser quase uma ditadura. Não basta a publicidade diária nos mais diversos meios de comunicação audiovisuais. Ela entra também pela internet, revistas das especialidade ou não, cartazes publicitários, o boca a boca e tutti quanti. Se estamos num consultório médico, cabeleireiro, hospital, etc e apanhamos uma revista para ajudar a passar o tempo, é só virar duas ou três página e lá está o avisozinho de como viver bem comendo ou bebendo coisas saudáveis ou indo para sítios onde o nosso corpo será massajado, acariciado, até nos sentirmos em pleno Nirvana. Hoje passando os olhos por noticias na net dou com uma em que exaustivamente se fazia a lista dos melhores Spas do mundo, aqueles onde pessoas famosas iam para relaxar, comer, beber, ler, e entrar em comunhão consigo próprias expurgando do corpo e da alma tudo o que seja negativo e impuro. Uma autêntica maravilha, a mais fina flor da bem estar da cabeça às pontas dos pés. Claro que a coisa era tão cara que por lá andava só gente do cinema ( e nem todos/as) da política, estilistas, do show biz, ou  gente ociosa mas cheia de dinheiro.....
Há dias entrando numa mercearia gourmet, e estando a ver  latas de patê  a proprietária abeira-se de mim toda e diz muito simpaticamente que os mesmo  serem feitos sem glúten. Foi aí que dei por mim a pensar nos inúmeros vezes que vamos comprar algo e somos confrontados com coisas do género: estas batatas foram fritas em óleo de amendoim, o que há de mais saudável para o organismo, isto não tem gemas, é feito só com claras, olha... não tem farinha, se reparar isto é feito apenas com soja e legumes... este bolo não leva açucar  branco, só o amarelo e o chocolate não é chocolate é alfarroba...ah estas empadas parecem de carne, mas não...é feito de soja ...e o leite também é só leite de soja...parece que leva natas...mas não leva ...esta água é do mais cristalino que existe...e a cerveja que aqui se serve é só artesanal, muito mais saudável e que não tem nada, mas nada a ver com as feitas industrialmente....etc...etc.
Vimos para casa satisfeitíssimos com o produtos adquiridos e/ou consumidos. Fomos ou seremos expurgados de tudo que que faz mal, e neste caso inclui-se a carne, o peixe, as farinhas, o leite de vaca, os ovos, o maléfico chocolate e seus derivados, as natas, os açucares brancos, o malfadado glúten, tudo numa ou ideia mirífica de uma vida saudável e longínqua.
Mas...de repente eis que surge uma sorrateira e microscópica  bactéria de seu nome legionella e que que pode ser inalada através de gotículas de água (podemos ser inalá-la num inocente e singelo duche) e eis que todo um modo saudável modo de vida que levamos anos a construir é destruído num abrir e fechar de olhos.
De facto não somos nada, vivemos na ideia que somos tudo sem o sermos,e na mais pequena e invisível bactéria ou no mais pequeno vírus o homem é simplesmente derrubado dando conta então da sua pequenez e insignificância perante determinadas forças da natureza.

Sem comentários: