terça-feira, dezembro 17, 2013

O Grande Mestre

Assim que eu soube que um filme de um dos meus realizadores favoritos estava em cartaz pus-me no cinema em meia hora. O filme é "O Grande Mestre" do realizador chinês Kar Wai Wong
Sendo 'Disponível para Amar' um dos meus filmes favoritos e realizado pelo mesmo e tendo seguido atentamente a sua restante filmografia foi assim com prazer que fui ver esta sua última obra.Para mim, este O grande Mestre não é um filme de artes marciais no sentido a que nós damos a esse tipo de filmes. As fabulosas e ímpares cenas de combate à chuva, à neve ou dentro de um bordel, estão lá mas o que por detrás delas é uma coreografia única aliada a diálogos muito curtos mas muito bons, a actores em estado de graça e por onde perpassa a melancolia a guerra, a miséria, o orgulho e o amor nunca consumado já visível no Disponível para Amar, e que só este realizador consegue dar aquele toque especial, irrepetível , tornando-se quase a sua marca registada. A personagem feminina  Ziyi Zhang, fabulosa como sempre, transportado sempre com ela uma áurea de tragédia consumada no provérbio,'quando vais a procura de vingança cava sempre duas sepulturas'.
Traçando a história da China durante os anos da ocupação chinesa, vamos conhecendo a ascensão deste Ip Man,Tony Leung grande mestre,  conhecido por ter sido professor de artes marciais de Bruce Lee, um homem que pautava a sua vida pela entrega total a códigos de honra e de conduta únicos. Um filme  lindo, com imagens únicas onde os pequenos pés daquelas mulheres e os olhares daqueles homens, nos fazem sentir esta arte única que é o cinema e onde Kar Wai Wong, tem já colocada a sua marca.Fabuloso!

Sem comentários: