terça-feira, dezembro 17, 2013

Jean Bautista Maino-Adoração dos Pastores

Chegados agora quase ao Natal, irei colocar aqui alguns posts referentes a obras de pintores que consagraram muita da sua energia na criação de obras de cariz religioso. Grande apreciadora desse tipo de obra não pelo conteúdo em si, mas sim pela mestria, cor, pormenor e carinho colocado em muitas dessas pequenas obras primas, irei começar por esta obra de Jean Bautista Maino intitulada de "A Adoração dos Pastores".
A obra que aqui aparece é uma das obras principais deste pintor que se incluía no retábulo maior do Convento Dominicano de São Pedro, Mártir de Toledo, onde o autor viveu como monge. A composição está baseada numa sobreposição escalonada de planos, onde são apresentados os diferentes personagens. Deste modo, no plano central encontra-se a Virgem com o Menino, acompanhados por São José, que beija com ternura a mão do Menino, e para o qual um pastor se dirige respeitosamente com oferendas. Atrás de um muro baixo, uma vaca e um burro contemplam a cena. A nova mentalidade da contra reforma ignorada por El Greco, cuja arte era mais inteletual, reflete-se nesta obra, através de personagens com os quais o povo se poderia identificar. São José parece um camponês, os pastores parecem humildes trabalhadores arrancados à realidade, e os anjos situados em planos superiores, poderiam ser crianças comuns que  habitualmente, corriam pelas ruas das povoações. Trata-se de uma obra repleta de personagens e impregnada de um grande realismo. Os contrates luminosos criam grandes zonas de sombra, que se alternam com zonas de luz dourada que ilumina a cena.Essa iluminação é bem visível nos principais protagonistas. A Virgem, o Menino e São José, estão muito iluminados e encontram-se vestidos com roupas de tons coloridos, que relembram obras de artistas italianos com Artemísia Gentileschi.
O pastor do primeiro plano, algo cansado de uma longa viagem, descansa exausto junto à cena principal, com as oferendas que irá dar ao menino representadas através de uma pequena natureza morta.Podemos ainda apreciar aqui nesta tela o excelente trabalho de anatomia, revelando grande influência italiana na obra deste artista espanhol.
Esta tela "A Adoração dos Pastores", que é um óleo sobre tela tem as dimensões de 3.15x1.74cm e foi realizada por volta de 1611/1613.

Sem comentários: