quarta-feira, dezembro 11, 2013

Nadir Afonso

Nadir Afonso nasceu a 4 de Dezembro de 1920 e morreu hoje com 93 anos de idade. Tendo passado a sua  infância na cidade de Chaves, sua cidade natal, Nadir Afonso foi viver mais tarde para o Porto onde estudou arquitectura na Escola de Belas-Artes. Estudou também em França na escola de Beaux Arts, travando neste país conhecimento com alguns dos artistas da vanguarda internacional. Trabalhou também no brasil,com o grande arquitecto Niemeyer mais concretamente em São Paulo.  Entre 1952/54 Nadir Afonso decide abandonar definitivamente a arquitectura para se dedicar apenas e só à pintura, conseguido que as suas obras fossem expostas nas mais conceituadas galerias, nomeadamente em França.
Talvez devido à sua formação na arquitectura Nadir Afonso sempre criou obras muito lineares, sobressaindo  sempre rectas de linhas extremamente geométricas  de uma perfeição  ímpar.








São linhas  muito sóbrias, e onde a tonalidade do azul,  do vermelho e do amarelo  realçam-se sobre um fundo claro. São telas cuja luminosidade atraem o nosso olhar e dá vontade de nos quedarmos perante elas num silêncio reverencial.
Sendo uma obra muito cosmopolita, ela estende-se por várias cidades do mundo, existindo em Portugal telas de Nadir Afonso espalhadas um pouco por toda a parte. É um artista do mundo aquele que faleceu hoje, cuja obra  é única na sua candura, perfeição e harmonia.

Sem comentários: