sábado, dezembro 21, 2013

Giorgione-A Adoração dos Pastores

Continuando a abordar aqui obras de cariz religioso e que têm a ver com a quadra que atravessamos, hoje trago-vos uma obra atribuída a Giorgione, denominada de A Adoração dos Pastores.
A autoria desta obra foi e tem sido muito discutida.
Há quem a considere uma obra de Giorgione, mas também há quem ache que a mesma  é de Bellini ou de Ticiano e que os mesmos a teriam realizado na sua juventude. No entanto as investigações mais recentes identificam a obra  como sendo de facto de Giorgione, pintor italiano nascido em  Castelfranco em  1477 , tendo falecido em  Veneza em  1510.
Conhecido como  Giorgione o seu nome era Giorgio Barbarelli da Castelfranco.
Giorgione  foi um pintor do Renascimentoo tendo  morrido com apenas 33 anos.
Apesar de ter falecido muito novo deixou uma obra  de alta qualidade e grande influência no seu tempo.
Nesta sua bonita e singela obra, vemos uma gruta escura que serve de moldura para albergar a Virgem, o Menino e São José, realçando-se as personagens pelo colorido do seu vestuário e pela luz que recebem. O mesmo não acontece com os animais do fundo da gruta que entrevemos com dificuldade na escuridão.
Giorgione representa o momento em que alguns pastores com roupas muito pobres param para adorar o Menino. Todas as personagens rodeiam o recém nascido, envolvendo-O no centro de um círculo que O agasalha. Uma atmosfera espiritual é transmitida através da prece dos presentes, bem como pelos pequenos querubins que se vêem sobre a rocha abrupta.À esquerda, uma deliciosa paisagem cheia de luz e frescura poderia identificar-se com a zona de Veneto terra natal do pintor.
Pequenos edifícios e personagens humanizam-no, embora mais não sejam do que pormenores que servem de apoio à cena principal que se desenrola em primeiro plano na imagem.
Um horizonte cheio de luz esbate em tons azulados e cinzentos as colinas do fundo da paisagem, imprimindo maior profundidade à cena. O tratamento naturalista da planície, com os seus contrastes luminosos, anima a composição e confere-lhe uma ampla perspetiva. Por sua vez os rostos, de perfil, e o olhar baixo de São José e da Virgem revelam a meditação em silêncio perante o milagre do acontecimento. Nas suas feições e vestes, aprecia-se a importância linear do traço aprendido com o mestre Bellini , no que respeita à cor e ao traçado.
Esta singela ,despojada, mas contudo muito  interessante obra denominada de "A Adoração dos Pastores" (1505/1510) é um óleo sobre Madeira e pode ser vista no National Gallery of Art em Washington.

1 comentário:

helena frontini disse...

Quem quer que seja o autor, estava deveras inspirado.
Boas Festas.