terça-feira, maio 03, 2016

Oskar Schlemmer -Escadaria de Bauhaus


Desde que vi pela primeira vez numa revista esta tela do pintor alemão Oskar Schlemmer fiquei apaixonada por ela, pelo modernismo da obra e pela concepção dos corpos que sobem a escadaria da famosa escola de design,  Staatliches-Bauhaus  pioneira nas  artes . 
De facto, a   Bauhaus foi uma das maiores e mais importantes expressões do que é chamado Modernismo no design e na arquitectura, sendo a primeira escola de design do mundo.  Foi nela que Oskar Schlemmer (nascido a 4 de Setembro de 1888 em Estugarda  e falecido em Baden-Baden em 1943) se inspirou para criar esta lindíssima tela denominada de Escadaria da Bauhaus.
Embora já lá não estivesse, através desta tela Schlemmer quis prestar homenagem à escola e principalmente ao seu director forçado a abandonar esta instituição sendo que a mesma  passava por grandes dificuldades em manter as portas abertas, estando prestes a ser encerrada pelos nazis.
Assim o pintor vai recriar uma parte da famosa escadaria pertencente ao edifício principal da sede principal da   Bauhaus, em Dessau.
Nesta cena vemos que alunos e professores subiam e desciam pela escadaria para se dirigirem para as aulas ou aos ateliers. Vai ser precisamente este vai e vem que Oskar Schlemmer vai pintar caracterizando tão bem as figuras que as mesmas parecem movimentar-se perante os nossos olhos. Talvez influenciado por manequins ou por desenhos de guarda-roupas realizados pelo mesmo para as suas obras teatrais o que é certo é que o que aqui vemos mais do que a anatomia das figuras é o movimento que ficou perfeitamente captado através dos gestos de torção da cabeça, anca e braços. 
A primeira figura que se veste de tons claros possui uma incrível correcção corporal e a sua presença não ofusca a figura de blusa com tons laranjas que sobe a escada virando o pescoço e olhando para baixo.A perpectiva está magnificamente bem construída e o desenho da escada soberbamente executado.  
Em todos os sentidos esta Escadaria de Bauhaus (1932) é uma das mais belas telas executadas por este multifacetado artista alemão.

 A mesma pode ser apreciada no Museu de Art Moderna em Nova Iorque.

1 comentário:

redonda disse...

Ouvi falar do pintor e vi algumas das suas obras por ter frequentado um curso em Serralves, mas não me lembrava de ter visto esta.