quinta-feira, maio 26, 2016

Relatos Bastante Selvagens

Não tendo oportunidade de ver este filme quando o mesmo esteve em cartaz e com grande pena minha, foi com alguma ansiedade que esperei que o mesmo chegasse ao video clube para o poder ver. Falo-vos do genial Relatos Selvagens  filme do realizador argentino  Danián Szifrón e com as soberbas interpretações de Rita Cortese ,Ricardo Darín, Nancy Dupláa, Dario Grandinetti,Oscar Martinez,Osmar Nunez,Maria Onetto,Erica Rivas,entre outros bons actores.
O filme é baseado na saudosa serie Amazing Stories que passou há uns anos em Portugal e que eu era fã incondicional, tanto a  primitiva ainda a preto e branco  como a adaptação desta  que S.Spilberg fez anos mais tarde.
Assim, o que aqui vemos nestes relatos, nada mais é, que seis histórias não ligadas entre si, em que personagens aparentemente banais vão entrar num mundo assombroso, onde a violência e  total perda de controlo dos seus  actos leva-os à  insanidade mais pura, à tragédia que pode até ser bastante cómica, à estupidez dos actos mais absurdos e disparatados  e por fim  à morte em algumas das histórias. 
O que aqui vemos são situações absurdo/caricatas, que de um momento para o outro passam a fazer parte da sua vivência por algumas horas ou alguns dias e isso é feito de forma tão  magnifica, que cada vez que uma história termina a nossa mente quase que não se encontra preparada para a outra de tal forma ficamos pasmados como o que acabamos de ver anteriormente.
Escusado dizer que adorei todas as histórias, mas a minha preferida é a primeira intitulada de "Pasternak" . Passada dentro de um avião e com uns tantos personagens bastante bons, a mesma não tem mais de 10 minutos. Logo  aqui podemos ver toda  a originalidade deste realizador e dos seus guionistas que quando a escreveram e realizaram deveriam estar em estado de graça tal a  genialidade aqui mostrada.
Também adorei "El mais Fuerte" onde podemos ver ali o que é a fúria de um automobilista quando é ultrapassado numa autoestrada, assim como "Las Ratas", pequena pérola de pouco mais de 10 minutos, mas absolutamente assombrosa, toda ela passada dentro de um lúgubre restaurante de beira de estrada e com apenas quatro personagens.
"Bombita" remete-nos para o filme "Um Dia de Fúria" (filme que adoro) e o último filme "Hasta que la Muerte nos Separe", acaba por ser a história ideal para fechar este sexteto de loucura e insanidades várias perpetradas pelo cidadão comum que em situações limites é levado a fazer coisas absolutamente impensáveis. Ver aquela noiva em rédea solta, dá-nos vontade de pensar duas vezes antes de ir a um casamento. Genial!
Este magnifico filme  que não me posso esquecer de referir ser  uma parceria entre a Argentina e o Brasil, foi  seleccionado em 2015 para Melhor Filme Estrangeiro, tendo perdido para "Ida" e no Festival de  Cannes competiu  para o prémio máximo o Palma de Ouro, tendo perdido para Dheepan, de Jacques Audiard.  
Um filme imperdível!

1 comentário:

redonda disse...

Vou procurá-lo...