sexta-feira, janeiro 23, 2015

Tudo Bons Rapazes

Penso que este ano a Academia de Hollywood vai ter alguma dificuldade em escolher  o candidato Masculino para Melhor Actor Principal, uma vez que as prestações este ano são todas muito boas.
 Apesar de  ainda não ter visto a prestação de Bradley Cooper no seu Sniper Americano, filme de Clint Eastwood, assim como de Eddie Redmayne na Teoria de Tudo (filme que só estreia para a semana em Portugal) do realizador James Marsh , já ouvi falar muito bem de ambos e vi as actuações dos outros candidatos.
 Assim, e pelo que já vi julgo que vai ser uma luta muito renhida, porque estão todos muito bem e só lamento o facto  de neste lote não estar Jake Gyllenhaal pelo seu desempenho no filme Nightcrawler - Repórter na Noite!
Por mim substituiria de bom grato Steve Carrel, que está nomeado pelo seu Foxcatcer (que  não acho que seja assim nada de extraordinário, a não ser pelo nariz postiço) por Gyllenhaal esse que a meu ver uns bons furos assim de S.Carrel!
Pelo que já vi dos filmes e dos nomeados acabo por ter alguma dificuldade em escolher, mas ficaria  com Benedict Cumberbatch, no seu O Jogo da Imitação, com  Michel Keaton no seu extraordinário papel em Birdman-A Inesperada Virtude da Ignorância e pelo que já ouvi com Bradley Cooper em Sniper Americano.
Os dois primeiros estão soberbos, mas  o meu coração de cinéfila pende para Benedict Cumberbach, porque de facto o seu desempenho está extraordinário! 
Adorei vê-lo no Jogo da Imitação um grande filme, soberbamente bem realizado e que traça o perfil deste homem tão complexo e incompreendido na sua genialidade e circunstancialmente tão fora do seu tempo  que foi o matemático Alan Turing.
Se alguém tinha que representar a estranheza deste último só poderia ser mesmo Cumberbach que é um belíssimo actor, que nunca exagera em nada do que faz e que consegue com a sua presença e aquela voz única (acho que no panorama cinematográfico ninguém mais  tem uma voz assim e não é sem razão que ele consegue pregar-nos à cadeira do cinema a fazer de voz de dragão Smug no capítulo dois e três da saga O Hobbit)) encher o ecran e relegar todos os outros e bons actores para segundo plano. Neste excelente filme que é O Jogo da Imitação só mesmo a grande  Keira  Knightley consegue dar-lhe réplica.
Quanto a Michel Keaton está também excelente no seu Birdman, um filme muito difícil de ser feito devido ao facto do mesmo ser um filme de um take só, ou seja, o que ali vemos não tem cortes e tudo se passa nos bastidores algo labirínticos de um teatro da Broadway. É também difícil, porque tudo gira em torno da sua personagem. É um papel complexo e algo esquizofrénico e Keaton que andava arredado do cinema há algum tempo consegue a exemplo de uns poucos actores revitalizar a sua carreira em grande e com muito estilo. A dar-lhe réplica está um Edward  Norton numa excelente forma física e com uns abdominais de fazer inveja a muito rapaz de 20 aninhos.
Como disse mais acima ainda não vi o Sniper Americano nem a Teoria de Tudo e por conseguinte ainda não vi como Bradley Cooper, (outro actor que tem vindo a surpreender pela positiva, dado que começou na comédia (Vide Ressaca) e gradualmente tem vindo a  ter boas prestações (Golpada Americana  e Guia para um Final Feliz), nem o desempenho Eddie Redmayne no seu Teoria de Tudo, baseado na vida de Stephen Hawking, pois este último filme  ainda não estreou por cá.
Contudo, já fiz as minhas apostas e ponho as fichas todas em Benedict Cumberbach!
Dá-lhes meu bem!

 
 
 

Sem comentários: