quinta-feira, janeiro 15, 2015

Os Nomeados são....


Foi com alguma surpresa que não vi o nome de Angelina Jolie aparecer nas nomeações de Melhor Realizador. Tinha grande fé nela e no seu Invencível, filme sobre a as 'sete vidas' de Luie Zamperini que morreu no ano transacto e cujo filme é uma magnifica recriação de parte da sua vida. Dar-me-ia satisfação ver uma mulher ganhar a Melhor Realização pelo segundo ano consecutivo, depois de Kathryn Bigelow tê-lo ganho no ano passado, mas vou sonhando....
Tinha também esperança que Julianne Moore fosse nomeada para o papel principal no filme de David Cronemberg Mapa para as Estrelas, mas a critica aqui expressa sobre o modus vivendi dos actores de Hollywood é tão grande que era irrealista pensar que o filme estivesse nomeado para alguma categoria. Era preciso mudar muitas mentalidades. A actriz está contudo nomeada pela sua prestação em Still Alice/ O Meu Nome é Alice.
René Russo também não aparece o que é uma pena pois adoraria vê-la na nomeação de melhor actriz secundária pela sua prestação magnifica em Night Crowler-Repórter da Noite. Também Jake Gyllenhaal não está infelizmente  nomeado  e o mesmo só aparece na de Melhor Guião Original.
Os nomeados para melhor filme são então:
  Birdman ou A Inesperada Virtude da Ignorância, com nove  nomeações;
 Boyhood - Momentos de uma Vida,  com seis;
 O belíssimo Grand Budapest Hotel, com nove;
 O Jogo da Imitação, filme que estreou esta semana em Portugal, com oito nomeações, incluindo o de Melhor Actor Principal para Benedict Cumberbatch;
 Selma - Marcha Para a Liberdade, com duas (filme que ainda não estreou  por cá);
 Sniper Americano de  Clint Eastwood, com seis;
 A Teoria de Tudo sobre a vida de Stephen Hawking,  com cinco;   Whiplash - Nos Limites com cinco nomeações, filme que também ainda não estreou.
É difícil fazer apostas para o dia 22 de Fevereiro, porque estão todos 'ela por ela', mas prevê-se que Boywood-Momentos de uma Vida ,  Grande Budapest Hotel (filmes que já aqui abordei neste blogue) e O Jogo da Imitação irão arrasar a noite.
 Se não me engano Interstellar (filme  que também postei aqui) só está nomeado para as categorias técnicas, e muito bem a meu ver, pois mais não merece.
 Talvez o único que poderá interpôr-se entre aqueles será o Sniper Americano  ou Birdman, do realizador Alejandro González Iñárritu.
 Penso que Fox Catcher, não terá grande hipóteses (Steve Carrel está nomeado para melhor actor) e foi com grande pena que vi o filme de David Fincher ser apenas nomeado para Melhor Actriz Principal, neste caso Rosamund Pike.
Uma grande injustiça, tal como o filme de Angelina Jolie, Invencível, apenas nomeado para categorias técnicas. É muito pouco. São  injustiças a que a Academia  já nos habituou!
Ganhei o dia ao ver que Marion Cotillard está nomeada para a categoria de Melhor Actriz Principal, com o seu papel soberbo em Dois Dias uma Noite. Isto mostra que mesmo com um filme belga esta talentosa actriz já  conseguiu impor-se  em Hollywood e em grande estilo! 
Contudo, ao entrar  ela, a grande sacrificada foi Jennifer Aniston com o seu Cake, também ainda não estreado por cá.
Aguardemos então a ver quem irá sair contente e quem irá passar o resto da noite a curtir mágoas e a enfrascar-se!
Jessica Chastain irá receber o galardão pela sua presença em vários (e bons) filmes realizados no ano passado entre os quais um que ainda não estreou cá em Portugal, Um Ano Muito Violento onde contracena com Oscar Isaac e o Miss Julie realizado por Liv Ulmman e que quem viu, diz que a actriz está estupenda. Faço intenção de o ir ver brevemente. Não nos esqueçamos que a actriz entrou também em Interstellar e marcou presença na triologia O Desaparecimento de Eleanor Rigby, o que de facto é algo de invulgar no panorama cinematográfico.
Fiquei desgostosa de na categoria de Filmes de Animação não surgir  O Filme Lego, indiscutivelmente um dos grandes filmes de animação do ano passado e que só gente muito obtusa relegaria o mesmo para as calendas gregas... que injustiça!
Pelo menos está lá o Big Hero 6 outra pérola da animação e espero bem que ganhe o Oscar.
Ah.. e para terminar ....estava aqui a esquecer-me de uma coisinha...
A grande Meryl Streep está nomeada para Melhor Actriz Secundária pela sua prestação (mais concretamente pela sua magnifica caracterização) em Into the Woods/Caminhos da Floresta...mas isso já nós prevíamos...né????
Com isso  bate o seu próprio record de nomeações e a ganhá-lo irá fazer companhia a Katharine Houghton e pelo que li desta actriz e sobre o que ela achava da primeira, lá no além alguém vai ficar para lá de chateada!





Sem comentários: