sábado, janeiro 17, 2015

A Efemeridade da Fama


Há dias estava à noite a fazer zapping e fui dar com O Desafio Final. Esse Desafio Final, e pelo que me foi dado a ver,é uma espécie de programa onde um bando de gente jovem desocupada e a procura desesperadamente de fama, é metida dentro de uma casa artilhada de câmaras de filmar e ali estão durante dois meses sem fazer ponta de um c... e onde quotidianamente  se insultam nas mais variadas formas, que vão do: "não ês nada", "vales zero", "não estás aqui a fazer nada!!!","fala para o meu rabo", "fala para a minha mão", "cala-te ó idiota", cala-te tu", "estúpida/o","otário/a",/vai à m..." "vai pró c...." ....passando por uma palavra que se ouve constantemente mas que duvido que algum deles saiba o seu significado e essa palavra é o LOL!
Ah...todas as frases começam por: Tipo....
Pelo meio daquele bando de desocupados anda uma cadelinha que praticamente quase toda a gente ignora e pelo que me foi dado também a ver há autênticos circuitos e gincanas para passarem por cima das fezes da mesma sem que alguém faça qualquer intenção de limpar as mesmas de tão ocupadas estão as raparigas em colocar pestanas postiças e pintar os olhos de negro ao ponto de se julgar que foram todas esmurradas (será que não foram mesmo?) e de tão atarefados estão os pseudo  machos a fazer abdominais ou a mirarem-se nos múltiplos espelhos que chameiam a dita casa e que é muito famosa, segundo reza a publicidade!
O que vi foi também  um festival de gente absolutamente ignorante ao ponto de qualquer coisa que daquelas bocas saia e que seja correcta dar lugar a pulos de alegria e a palmas pelo êxito alcançado. O exemplo para mim absolutamente extraordinário foi o  de uma delas acertar no cheiro de açafrão e eu ver jeitos de a mesma vir a ser nomeada a um prémio internacional.
Os rapazes são o de mais grunho que me foi dado a ver. Há de tudo. Há o grunho musculado, o  armado em metrossexual, o  que julga que é um lamber sexual, o grunho que acha que é do mais inteligente que portugal tem, o grunho intriguista, o grunho sonso, o armado em engatatão e a bonitão ...  e no que diz respeito às moças, há as que passam o dia a dormir, as que passam o programa a fumar e a ver se há uma lasca nas unhas de quem não faz ponta... as que passam o dia a pintar-se e a colocarem tais camadas de eyeliner que no fim não sabemos se estamos perante raparigas de 20 anos ou perante a Morticia Adams, as que cada vez que abrem a boca sai calinadas de bradar aos céus...etc, etc!
Que hoje em dia a maior parte dos jovens sem qualquer perspectiva de vida anseie pelos seus 15 minutos de fama é algo que já se enraizou num país sem grande futuro e cuja taxa de desemprego é incomensurável, mas que haja gente que se disponha a tão tristes figuras para que tal seja alcançado vai para além da minha compreensão.
Essa fama todos sabemos que é puramente efêmera. Ela dura até ao verão, o máximo. Depois haverá outro infame reality show e esses moços e moças desaparecem na bruma dos tempo.
Recordemos o Big Brother. Alguém se lembra de algum desses concorrentes? Eu também não!
 A televisão e mais concretamente este tipo de programas é trituradora de gente e de sonhos. Dali nada sairá e muito raramente alguém sobressairá  depois do tempo limitado de fama a que estão sujeitos. Alguém se lembrará futuramente desses jovens que hoje se esgatanham para ganhar um pequeno prémio em dinheiro e que enxovalham e se deixam enxovalhar perante múltiplas câmaras de televisão, daqui a um ano? Parece-me que ninguém!
 Sei que muitos destes jovens têm fãs!!!! e isso ainda me faz mais confusão de que os próprios concorrentes em si.  Como é possível  ser fã de pessoas que estão meses dentro de uma casa e cujo mérito muito duvidoso é mostrarem-se quotidianamente, a  tomarem banho, a comerem sem grandes propósitos à mesa, a estarem deitados  em cima de uma cama, a fumar e a falar mal uns dos outros, a fazerem sexo por debaixo de edredons com imensa gente e nomeadamente a família a ver, a entrarem em conflitos verbais e  físicos e usarem a linguagem do mais desbragado possível?
 Ser fã de gente assim, revela o que de mais complexo pode ser o ser humano.
Até quando este tipo de programas? Será que o ser humano tem mesmo necessidade de ligar a televisão e dar com coisas destas? Será que não passaríamos bem sem elas?
 Parece-me bem que sim!

Sem comentários: