segunda-feira, março 03, 2014

Oscares 2014

E pronto, a cerimónia dos Oscares foi neste domingo (em Portugal devido à diferença horária a cerimónia já é transmitida no dia 4), não houve grande surpresas, porque já se sabia que  oscarizados iam ser os filmes estreados 3/4 meses antes da cerimónia  e era mais  que sabido quem eram os grandes favoritos a esta estatueta tão apetecida.
 Lá estaria 12 Anos Escravo, Gravidade, O Clube de Dallas, Golpada Americana, O Lobo de Wall Street, Blue Jasmin,Capitão Philips, Filomena, Her,Nebraska,, Frozen, Um Quente Agosto, entre mais alguns e no fim ganhou 12 Anos Escravo como Melhor Filme, mas não como melhor realizador, uma bizarria que a Academia já nos habituou vai para dois anos e Gravidade como Melhor Realizador.
A  haver surpresas para mim, foi Lupita N'yongo ter levado a melhor sobre Jennifer Lawrence e Cate Blanchet sobre Meryl Strrep. Depois de ter visto este magnifico filme que é Um Quente Agosto e comparando as prestações desta última e de Julia Roberts , considero que a Julia Roberts merecia bem levar o Oscar uma vez que carrega o filme às costas de uma forma soberba, sendo talvez para mim, a sua melhor prestação no cinema. Nem no Erin Bracovich, filme que lhe fez levar uma estatueta para casa, ela esteve tão bem.
Her-Uma História de Amor ganhou merecidamente o Óscar para Melhor Argumento adaptado e nem outra coisa era de esperar de um filme assim tão surpreendente.
Mas, e há sempre um mas, a surpresa das surpresas, foi O Lobo de Wall Street e Golpada Americana terem saído de mãos a abanar, coisa muito inesperada, porque são dois Grandes filmes, de dois bons realizadores entre os quais esta o incomparável Martin Scorcese. Não terem ganho prémio algum foi para mim e para muitos que amaram estes dois filmes, uma grande desilusão!
 O Leonardo diCaprio, arrisca a ser como aqueles escritores que estão quase a ganhar o prémio Nobel e nunca o conseguem até ao fim da vida. Parece-me que a exemplo destes últimos, o meu querido Leonardo vai ficar sempre a apanhar 'bonés' o que é uma grande injustiça, tendo em atenção que já vimos gente a ganhar Oscares por papéis que não lembram o diabo. Na verdade a Academia deve ter tido muita dificuldade este ano no que respeita aos melhores actores. Estavam em jogo muito boas interpretações e talvez o facto de o Mattew MacConaughey ter emagrecido aqueles quilos todos e a sua interpretação tão sofrida tenham feito a Academia dar-lhe o prémio maior que  é o  Oscar.Se não houvesse este O Clube de Dallas, talvez o Leonardo diCaprio levasse o oscarzinho para casa, talvez....
 E no que respeita ao Oscar de  Melhor Realizador?Eu gostei muito do Gavidade, mas no grande ecran. Se o trouxer para casa e o visionar numa televisão toda a magia dele se perde. Não é um filme que resista a um ecran pequeno, não se aguenta, é um filme que vive da magia da grande imagem é isso que faz a sua força, tirando isso ele perde e muito. Por amor de Deus, senhores membros da Academia, reciclem-se, desapareçam e dêem lugar a quem perceba de cinema!
E com isto termino , dizendo que adorei ver Lupita N'yongo subir as escadarias como vencedora do Óscar de Melhor Actriz Secundária, ela é linda, simpatiquíssima, humilde, veste-se muito bem, ela é uma grande actriz e Deus queira que não se perca em papeis menores.
O Mattew MacConaughey, lá levou o Oscar para Melhor Actor nesse papel algo visceral que o mesmo faz no O Clube de Dallas, onde, como já o disse anteriormente, teve de emagrecer 15 quilos e com esse filme alcandorou à categoria de um bom actor, algo que já se via nos sues filme 'Morre...e Deixa-me em Paz' e 'Fuga'. Deixou de ser um histérico e está aqui para grandes papeis e os 15 minutos em que aparece em O Lobo de Wall Strret são prova disso mesmo.
Adorei também ver Jared Leto (que eu amo de coração) ganhar o Óscar de Melhor Actor Secundário. Estava um 'pão'. Que homem lindo aquele. Ele canta bem ele, representa bem, oh homem, que multifacetado tu ês! Adoro-te!
 E por último a Cate Blanchet  que estava belíssima, uma autêntica diva do cinema, nos gestos, na postura do corpo, no olhar, lá ganhou o Oscar de Melhor Actriz. Dá-lhes Cate!
A melhor canção vai para o filme de animação Frozen, que ainda não vi, mas que me disseram que é lindo e o Melhor Filme Estrangeiro, para A Grande Beleza que já abordei aqui num post anterior.
 Quanto à cerimónia, foi boa, a pizza e a  selfie da Ellen Degeneris com alguns actores estando na primeira linha o bonito Bradley Cooper, um autêntico achado,(esta selfie já é mais falada do que os próprios filmes oscarizados o que não deixa de ser bizarro!!!) e o meu querido Brad Pitt lá ganhou um Óscar como Produtor de 12 Anos Escravo.Continua assim, que vais longe, homem bonito!
A Meryl Streep, não ganhou nada o que é uma bênção dos céus!Essa mulher quando está na parada não há quem a segure e parece que já tem uma adversária a altura a C.Blanchett!Lol
E voilá, para o ano temos mais, mas não há dúvida que o ano de 2013 foi um ano de uma colheita excepcional no que diz respeito a bons filmes, muito bons filmes. 

1 comentário:

Anónimo disse...

Gostei