segunda-feira, março 10, 2014

Auguste Renoir- O Almoço dos Remadores

Continuando o pequeno ciclo de obras de arte que mostram pessoas em alegre convívio e amena cavaqueira, trago-vos hoje uma obra de Auguste Renoir(1841/1919) que eu adoro e que inclusive não descansei enquanto não arranjei uma cópia da mesma.
Esta obra é "O Almoço dos Remadores", uma tela com 1.30x1.75cm e que tem a particularidade de nela vermos algumas pessoas que eram muito queridas ao pintor. Assim temos, Aline Charigot,  que seria futura mulher do pintor sentada à esquerda, bem como o proprietário deste local Monsier Fournaise,(em pé por detrás de Aline)e  o  Barão Barbier, ao fundo, de cartola na cabeça.
Temos também nesta bucólica cena,  o pintor Caillebotte, sentado à direita do quadro  com um chapéu de palha.
Nesta tela iniciada por Renoir  no verão de 1881,vemos  que o pintor quis homenagear alguns dos seus amigos mais queridos e para isso vai servir -se do Restaurante Fournaise . Este ficava situado numa pequena aldeia chamada  Chatou, destino da moda para quem adorava passear à beira do Sena.
O mais fascinante nesta tela é que  enquanto os outros artistas se deixavam fascinar pelos padrões da natureza sempre em mutação, Renoir interessou-se mais pelas pessoas. Tinha um prazer simples em tudo o que  pudesse despertar a sua atenção e o seu bom humor, e tudo isso acabava por ser bastante visível nos temas das suas magnificas obras. Neste contexto, o que aqui temos é uma esplendorosa e alegre tela que mostra a capacidade de Renoir para captar  cenas deliciosas da vida moderna e registar o modo como alguns  parisienses seus amigos mais chegados, passavam os seus momentos de lazer.
É pois um quadro cheio de pessoas, mas também de objectos e de momentos felizes.
 O que aqui vemos é um mundo cheio de cor e onde as pessoas se relacionam entre si de uma forma descontraída.
 É uma tela que nos faz pensar em dias quentes e onde nos podemos sentar a uma mesa com amigos conversando calma e sossegadamente.
É de facto um quadro soberbo este "O Almoço dos Remadores".
O mesmo pertence ao The Phillips Collection, Washington, EUA

Sem comentários: