quinta-feira, março 20, 2014

Sandro Botticelli-A Primavera

Imersos nos afazeres do quotidiano, quase nem damos conta que hoje é o 1º dia de Primavera. Também o dia acordou algo enevoado e isso ajudou ao novo esquecimento. Há notícias mais importantes e por isso não damos conta que de mansinho ei-la que faz a sua aparição, convidando-nos a tirar os casacos, as botas e os cachecóis e a colocar uma roupinha e um calçado mais fresco. É também um convite a passeios ao campo, idas a jardins e se fizer calor a um 'saltinho à praia', porque não?
Parece impossível, pois ainda há pouco tempo chovia tanto, fazia um  friozinho desagradável e só apetecia estarmos em casa no calor tomando chá e carpindo mágoas por um inverno tão chuvoso. Para comemorar este primeiro diazinho de primavera nada melhor que fechar o meu pequeno ciclo de obras que apelam à alegria e ao convívio com um Botticelli que para além de ter legado à humanidade obras lindíssima, deixou-nos este "A Primavera" que é só do mais bonito que existe em matéria de arte.
Nesta tela vemos três graças em trajes muito diáfanos e que elegantemente erguem as mãos tocando-as ao alto. Olham umas para as outras de uma forma radiante. Para além  delas temos também Vénus que  ergue a mão direita de uma forma muito elegante e com a esquerda segura o seu bonito manto vermelho vivo. Flora está representada por um vestido florido belíssimo, que vai conferir à tela uma alegria e um aspeto primaveril incomensurável.
 No seu conjunto esta tela pode ser considerada uma das mais belas do renascimento italiano. É uma tela cheia de pormenores cheios de requinte e onde podemos denotar a escola florentina da época.


Possível Auto-retrato
 
O traço muito elegante e gracioso que Botticelli confere a esta obra, acaba por criar na mesma uma elegância tal que quase não nos apetece despregar os olhos dela. É óbvio que o artista quis também configurar na mesma um simbolismo mitológico e essa simbologia é um dos traços que vai conferir especial apreço a toda a obra deste pintor. O mais estranho é que pelo que eu já li Botticellli aquando da sua morte não era um pintor muito popular. Essa popularidade é-lhe conferida quando o mesmo no século XIX é redescoberto pelos pré-Rafaelitas, que passam então a admirar o seu traço muito delicado e quase efeminado e as suas telas  cheias de pormenores e onde a cor e os maneirismos das suas personagens se vão tornar irresistíveis. Sandro Botticelli nasceu e morreu em Florença.
Esta sua obra denominada de A Primavera é têmpera sobre madeira e pode ser apreciada na Galleria degli Uffizi , em Florença/Itállia. Uma obra soberba!

Sem comentários: