terça-feira, outubro 22, 2013

Jean-Baptiste S.Chardin-A Jovem Mestra



Gosto muito da obra de Jean Baptiste Chardin, e por isso não resisto a colocar aqui um post dedicado a este excepcional pintor francês.
J.Baptiste Chardin,   nasceu em Paris em 1699 e morreu na mesma cidade em 1779.
Chardin,  tornou-se conhecido pelas suas naturezas-mortas, mais concretamente pelas suas representações de frutos e animais. Com as cenas de cozinha ou cenas domésticas, Jean-Baptiste Chardin deu continuidade à tradição vida da pintura holandesa do século XVI, nomeadamente do grande pintor Jan Vermeer. A sua obra teve um impacto tal, que muitas das suas telas foram mais tarde levadas para o Museu do Louvre, emparelhando assim com os mais ilustres pintores de renome mundial.
Chardin, tinha um grande apreço pela representação de cenas domésticas francesas e a obra que aqui surge é espelho disso mesmo. Nela o artista pretendeu representar algo simples, e fê-lo mostrando-nos uma jovem mulher que ensina uma criança a ler.
Está dado o mote para um quadro em que o pintor não dá grande importância ao fundo. Este está pintado num tom esverdeado e nesse ambiente onde surge estas duas figuras nada havendo de mais importante que elas mesmas.
 É uma obra silenciosa, é quase uma natureza morta. O que vemos é uma mulher que está de tal modo representada que apreciamos de imediato o seu bonito perfil.  Segura algo na mão que a criança segue, introduzindo-se assim no mundo da leitura. Impera também a concentração tanto da figura mais velha como na da criança. A cor mais viva que aqui nos é mostrado é o verde das mangas do vestido da mulher e do chapéu que enfeita a cabeça da criança. Apesar de não ser uma obra muito viva e não muito rica de sentimentalismos, não deixa de nos tocar e ser eivada de alguma sensibilidade. Não admira que ela nos toque ao de leve, pois Jean Baptiste Chardin, é para muitos o maior pintor de naturezas mortas do seu tempo.
Esta lindíssima obra intitulada de A Jovem Mestra é um óleo sobre tela e pode ser apreciada no National Gallery de Londres.
No filme abaixo indicado poderão ver algumas das telas deste pintor, nomeadamente algumas das suas Naturezas Mortas.

Sem comentários: