segunda-feira, outubro 28, 2013

George Grosz- Cena numa Rua de Berlim

Se estivermos bem atentos a esta obra do artista alemão George Grosz, nascido na  em Berlim, a 26 de Julho de 1893  e falecido em  Berlim Leste, 6 de Julho de 1959, vemos uma cena muito pitoresca apesar do seu traço algo caricatural. Assim, temos uma muito elegante e bem vestida senhora  que de saltos altos e grande estola de pele sobre um bonito e bem traçado casaco claro, empina o seu nariz arrogantemente a um senhor de também boa aparência que retribui ao seu olhar piscando-lhe um olho. A cena passa-se numa rua de Berlim, que vai dar título ao quadro. Estes elegantes personagens estão tão interessados nessa troca de olhares e de piscadelas de olhos que não dão conta de um velho cabeçudo, de dentes amarelecidos, nariz vermelhusco e algo esquelético que lhes estende a mão pedindo uma moedinha.
Ora essa cena mordaz e caricata nada mais é do que uma crítica de George Grosz às terríveis condições de vida a nível social e económico que se vivia na sua Alemanha natal após a I Guerra Mundial.
Nesse sentido esta estranha e perturbante obra acaba por ser uma sátira à depravação do  período em causa e à miséria que grassava  neste seu país.
É também uma das muitas obras que este artista/caricaturista criou, mostrando dessa forma  uma sociedade decadente, com uma moral que deixava muito a desejar.
 De crítica em critica de caricatura em caricatura George Grosz acabou por emigrar para os E.U.A, onde prosseguiu o seu trabalho artístico, extravassando os seus ódios de estimação e combinando a sátira com o romantismo.Realço que este artista alemão tendo começado a sua carreira como caricaturista, acabou por se tornar membro do grupo Dada de Berlim, após o ano de 1918.
 Esta aguarela, tinta e óleo sobre papel denominada de Cena numa Rua de Berlim faz parte de uma Colecção Particular.

Sem comentários: