domingo, janeiro 16, 2011

Tunísia

Quando comecei a ler e a ver as notícias sobre os protestos de rua de milhares e milhares de jovens na Tunísia, confesso que fiquei perplexa e algo chocada, porque a Tunísia seria para mim dos últimos países africanos a protagonizarem uma tal revolta e com consequências tão trágicas, com jovens a imolarem-se pelo fogo em plena capital. Essa revolta dos jovens desempregados, essa revolução feita por licenciados que acabam os seus estudo, por vezes (se não mesmo sempre), com grandes dificuldades por parte dos pais, e se vêm no desemprego, preteridos por gente ligada ao poder, (porque ali, como em muitos outros países, o mérito não conta, mas sim o teu nome e o poder que tens dentro do estado), fez despertar em mim a lembrança de uma uma viagem que fiz há uns anos a este país.Foram umas férias de Natal e gostei imenso e as recordarei para sempre.Foi muito divertido, descontraído e sobretudo umas férias que fugiram ao padrão habitual.Pelo que na altura me foi dado a ver os tunisinos eram (e considero que continuam a ser) um povo muito calmo e afável.Não são de grandes sorrisos, mas não tivemos qualquer razão de queixa.Andamos por sítios estranhos, fomos até ao deserto e nunca sentimos que estivássemos em perigo, apesar de termos andado por estradas estranhas, locais quase ermos e ruas e bairros estreitos e quase isolados. Lembro que alugamos um carro, muito pequeno, e que quando o vi fiquei chocada, porque iríamos andar imensos quilómetros naquela 'carripana', mas o que é certo é que o 'alemão' dono do rent-a-car não nos enganou.Ele disse que aquilo era uma 'bomba' que andava que se fartava.Na altura pensei que era só apanharmos a estrada e aquilo por lá ficava.Mas não!A 'bomba' andava bem e consumia muito pouco, se bem que mesmo que consumisse muito não gastaríamos muito em gasolina, porque lá ela é barata (pelo menos para o nosso padrão de compra). Lá fomos com o carro.Fizemos quilómetros e quilómetros. Éramos dois casais. O meu namorado da altura dizia para o namorada da minha amiga que era ele que iria conduzir, porque conhecia bem a Tunísia, já lá tinha estado antes e que ele é que sabia tudo, de estradas, ruas,cidades,blá, bla,blá ...Eu nem carta de condução levei, por isso nem fazia intenção de conduzir o carro.A minha amiga apesar de ter levado a carta de condução,também preferiu gozar a viagem e aproveitar para colocar o sono em dia. Bem, o meu namorado, lá pegou no carro e começamos a nossa viagem em direcção ao deserto. Claro que após a paragem para o almoço, teve que entregar os 'pontos'.Estava exausto, porque conduzir na Tunísia é uma autêntica aventura.Eles não respeitam sinais,peões,paragens, cruzamentos, nada!É só andar, para a frente é que é o caminho.Em Tunes vi cenas incríveis, como baterem nos carros uns dos outros e seguirem em frente.Ninguém pára para ver os estragos!Numa cidadezinha do deserto, assisti a outra cena 'de filme'.Um taxi, entra por uma rua muito estreita.O taxi era mais largo mas isso não fez quaqulquer diferença.O taxista arranca por ali dentro e o carro a raspar nas paredes da rua...ele lá seguiu com o carro todo riscado sem se importar com coisa alguma!Só rir!O namorado da minha amiga pegou então no carro e lá fomos nós.Eu não adormeci, não consigo dormir em viagem, tenho medo que o condutor adormeça e nos 'espetemos' contra outro carro, ou nos despistemos, e então aconteceu uma coisa gira, éramos só nós os dois acordados, porque os outros dormiam cada um para seu lado, e nós sempre na conversa, porque a carripana nem rádio tinha para nos distrair.Tivemos alguns encontros com brigadas de trânsito, mas logo que viam que éramos turistas mandavam-nos seguir, nunca nos tentaram 'sacar 'dinheiro eram muito amáveis, e se tínhamos dúvidas lá tentavam explicar num francês mais ou menos aceitável.O que me espantava na Tunísia era a necessidade quase imperiosa que aquele povo tinha dos turistas, e o facto de que quase toda a gente procurar falar um francês mais ou menos límpido.A ligação aos franceses está sempre presente e isso é uma bênção para nós turistas, porque ao ouvi-los parece que nos sentimos um pouco em casa e esquecemos os milhares de quilómetros de distância a que nos encontramos.Os labirinticos bairros de Tunes ou de qualquer outra cidade tem encantos incríveis, entramos neles e como que nos esquecemos do resto do mundo, entramos num mundo quase encantado, de roupas, biblots, comidas, marrocarias, bijuterias, louças, especiarias, calçado...enfim...nada falta ali tudo se regateia, ninguém compra nada (ou não deve comprar) sem antes 'serrar uma perna de presunto' como se costuma dizer.É uma canseira, mas tudo aquilo faz parte do ser de um árabe. Não regatearmos é quase ofensivo, por isso eles próprios dizem que 'os americanos estragam o negócio', porque eles por terem as carteiras recheadas de dólares, compram o que lhes apetece sem nada discutirem, aliás nem o sabem fazer.Nós os portugueses,sempre com mais dificuldades financeiras, somos dados a esses regateios, porque no fundo somos muito parecidos a eles, gostamos dessas discussões de preço e mesmo que o valor dado pelo artigo seja apenas um pouquito menor daquilo que estava estabelecido, a compra sabe melhor, o artigo como que tem mais valor.Eu não sei regatear muito, não tenho jeito, mas o meu namorado e a minha amiga, eram exímios nisso, e lá íamos conseguindo boas pechinchas! Apesar de esgotante, esses regateios eram muito cómicos.Lembro que uma vez entrei na 'disputa' e cheguei a discutir o preço de um guarda chuva, daqueles pequeninos.Incrível!Os odores que pairam no ar são incríveis.Há sítios em que só cheira a açúcar queimado, por causa de pequenos doces, muito gostosos feitos à base de mel e frutos secos. Nos mercados a louça impera, é tudo tão bonito que nem sabemos para onde olhar, só apetece fotografar tudo e também comprar, comprar.Sabe bem depois irmos para um café tomar chá de ementa e comer docinhos.Na altura em que fomos, choveu sempre, mas não estava frio, sabia bem, colocar um chapéu e andar pelas ruas, vendo, fotografando, comprando e rindo com a insistência para que entrássemos nas lojas e comprássemos tudo.Lembro-me que que quando entravámos numa loja e eles ouviam-nos a falar português perguntava se éramos brasileiros!!!Nós dizíamos que éramos portugueses, então perguntavam logo pelo Cristiano Ronaldo e pelo Figo, acho que para eles Portugal só existe por causa desses dois homens.Por vezes, lá encontrávamos alguém que conhecia o Eusébio!!! e de Portugal...mais nada!Queriam que comprássemos tudo o que havia na loja e quando dizíamos que não tínhamos dinheiro, riam e comentavam que ...eles também não tinham!Notei que muitos tunisinos, tanto em Tunes como fora dela, viviam com muitas dificuldades, a miséria era uma constante, muita mendicidade, muitos velhos e crianças a pedirem-nos comida.Por vezes bandos de crianças caminhavam atrás de nós a pedir que lhes déssemos 'un bonbon' quando nos viam a comer aqueles docinhos de mel.E aquilo era tão barato para nós!Para eles era caro!Para muitos o turismo é o seu 'ganha pão', então procuram tratá-lo o mais amavelmente possível, porque o turista pode comprar e a maior parte vive do comércio.A Tunísia tem uma população muito jovem e foram estes que deram o seu grito de revolta, fartos de injustiças constantes.Muitos deles procuram sobreviver através do comércio.Por isso fiquei triste e chocada por as autoridades terem impedido aquele jovem de vender os seus produtos, e do mesmo se ter imolado, tomado de desespero.Que triste fim!Todas as revoluções sangrentas são horríveis, não há paz neste mundo, não há sossego.Pelo que ouvi nas notícias, parece que o presidente Zine El Abidine Ben Ali , que governava este país numa ditadura que durava para mais de vinte anos,fugiu para a Arábia Saudita,as notícias dão conta da tentativa de formação de um governo interino e se considera haver eleições livres.A verdade é que os tunisinos estão desorientados, o país entrou numa grave crise, não há governo, a população tenta sobreviver como pode e há notícias que dizem que a alimentação escasseia nos mercados, uma vez que quase todo o comércio encerrou portas. Há pilhagens,constituíram-se brigadas de populares a fazerem milícias de rua, guardando os seus haveres dos inevitáveis aproveitadores dos bens alheios.Os hóteis de norte a sul do país esvaziam-se de turistas é o 'toca a fugir'.Espero que os tunisinos voltem às suas vidas e que sarem as suas feridas e que voltem a ser um povo povo calmo e que passem a ter bem melhores condições de vida, afinal é isso a que todos almejámos.Que saudades daquelas férias!.