quarta-feira, janeiro 27, 2010

Lawrence Stephen Lowry

Lawrence Stephen Lowry nasceu em Manchester em 1887 e morreu em Glossop em 1973. Foi um pintor modernista inglês, que estudou em Londres, onde, numa oficina independente, trabalhou e prosperou até aos 65 anos, quando se retirou da vida artística Britânica.
Expôs regularmente na cidade de Manchester, sua cidade natal durante a década de 20, época em que o seu trabalho adquiriu maior reconhecimento.
As suas obras, tornaram-se famosas por representarem vulgarmente sublimes paisagens industriais e o movimento frenético das cidades inglesas no início do século. Esta particularidade manteve-se até à década de 40. No ano em que morreu, foi feita uma larga exibição retrospectiva da sua obra na Real Academia, em Londres. Entre os seus quadros mais conhecidos estão A Luta, Fábrica na Cidade , Cena de Fábrica, Passeio na Praia, Os Velhos Prédios e o sublime Regressando da Fábrica. Neste último quadro, vemos trabalhadores fabris que saem aos magotes de uma fábrica (o tema de eleição de Lowry), na cidade de Salford. Observada com grande sentimento e captada em cores suaves, esta cena foi pintada directamente na tela, sem esboço preliminar. Lowry retrata as "infernais" fábricas escuras com grande empatia e encanto.Embora muitas vezes designadas por "paus de fósforo" as suas figuras são cheias de movimento e vitalidade. Esta obra proporciona um sublime registo pictórico do norte industrial de Inglaterra, com as suas fábricas de algodão e filas de casas geminadas, cenas qua actualmente apenas existem na memória.O estilo rude da pintura de Lowry é absolutamnte individual, não sendo influenciado por movimentos pós-impressionistas.

Lowry foi também quase até ao fim da sua vida um pacato funcionário de escritório (até aos 65 anos, quando se reformou), resguardando do grande público a sua vida privada e estudando artes nas suas horas livres, e por incrivel que pareça Lowry só foi descoberto como artista em 1038, quase por acidente.A sua obra mais conhecida,Regressando da Fábrica foi pintada em 1930, é óleo sobre tela tem 42x52cm e encontra-se em Salford no Museum and Art Gallery.O filme que fiz procura mostrar um pouco das obras encantadoras mas, um tanto ou quando desconhecidas, deste grande artista inglês.

Sem comentários: