sábado, janeiro 02, 2010

Hendrick Avercamp-Cena no Lago Gelado perto de uma Cidade

Uma cidade inteira parece divertir-se num lago gelado.O quadro evoca de forma admirável os céus gelados de um Inverno do Norte da Europa. A atenção dada ao pormenor de muitas das figuras, como por exemplo a da mulher da faixa vermelha na saia, em baixo à esquerda, dá tremenda vida à cena. Há quem diga que Hendrick Avercamp era surdo, daí o seu apurado sentido visual.
A Holanda do século XVII assistiu à ascensão das classes médias e ao declínio da protecção da igreja devido à reforma protestante. Isso levou a que alguns pintores se dedicassem às pequenas pinturas de cavalete para abastecer o novo mercado de coleccionadores privados. H.Avercamp tornou-se conhecido pelas suas cenas de Inverno, de estilo muito semelhante a de Jan Bruegel, e a observação cuidada que fazia dos efeitos de luz tornaram os seus quadros muito apreciados. Foi também um dos pintores que deram origem ao paisagismo realista na Holanda seiscentista.
Hendrick Avercamp nasceu em Amesterdão, em 1585 e morreu na mesma cidade em 1634.
Este quadro denominado de Cena no Lago Gelado perto de uma Cidade foi realizado em 1615, é Óleo sobre madeira, tem 58x90cm e pode ser visto no National Gallery em Londres .

Sem comentários: