segunda-feira, fevereiro 29, 2016

Noite de Oscares

Foi sem grande surpresa que vi Mad Max ser o grande vencedor na Noite dos Oscares, porque eu já aqui tinha vaticinado que nas categorias técnicas ninguém levaria a melhor sobre esta obra de Jorge Miller, e acredito que qualquer realizador terá que fazer muito para superar o que ali vemos em termos cinematográficos. De facto é de ficarmos pregados à cadeira a ver aquelas imagens a sucederem-se vertiginosamente no ecran. O balúrdio que ali foi gasto, tiraria-nos do defaut  ou pelo menos ajudaria nisso. Assim, Mad Max ganhou nas categorias de Melhor Mistura de Som, Melhores Efeitos Sonoros, Melhor Montagem, Melhor Caracterização, Melhor Guarda Roupa (e eu que julgava que este ia para A Rapariga Dinamarquesa) e só não ganhou na Melhor Banda Sonora porque o Óscar  foi justamente para Os Oito Odiados, de Quentin Tarantino, que tem  uma a banda sonora maravilhosa sob a chancela do incomparável  e muito merecedor desse prémio Ennio Morricone . Foi um prémio mais que justo.

Alejandro González Iñárritu foi justamente premiado com o Óscar de Melhor Realizador pelo seu O Renascido e a estatueta de Melhor Filme  ( para grande surpresa minha e de muita gente que tinha apostado as fichas todas no O Renascido)  foi para O Caso Spotlihgt (juntamente com o Óscar de Melhor Argumento) filme esse que já aqui abordei. Já não é a primeira vez que isto acontece, ou seja, a estatueta de Melhor Filme não ir para o de Melhor Realizador. Enfim...
 Surpresa, surpresa foi Mark Ryllance que  ganhou a estatueta para o de  Melhor Actor Secundário pela sua prestação em A Ponte dos Espiões batendo o inesperado Silvester Stalone, que apesar de eu não ter visto a sua prestação em Greed, já foi galardoado em outros festivais pelo mesmo filme e parece-me que levar um Óscar seria demasiado.
Penso que se receber futuramente algum será de consagração de carreira no cinema.
A seguríssima Alicia Vikander que veio para ficar,  ganhou o Óscar de Melhor Actriz Secundária pela sua sempre segura prestação em A Rapariga Dinamarquesa.
O Óscar para Melhor Argumento Adaptado foi para o fabuloso e didáctico A Queda de Wall Street e o de Melhor Documentário para Amy de Colin Gibson.

Já o  Óscar para Melhor Actriz Principal foi para  Brie Larson (esta jovem chegou viu e venceu e sambou na cara da concorrência!) em Room um filme que ainda não vi e por isso não posso comentar, mas que pelo que tenho ouvido é excelente.

O Filho de Saul levou a estatueta para Melhor Filme Estrangeiro, coisa  que eu já aqui tinha vaticinado... eu que estava a torcer por Mustang, filme que já postei aqui.
 Sem grandes surpresas o muito bome divertidissimo Inside Out levou o Óscar para o Melhor Filme de Animação, Sam Smith para Melhor Canção, (Writings on the Wall do filme Spectre) tendo a par de Iñárritu e  di Caprio proferido um dos melhores agradecimentos da noite com um discurso muito assertivo em prol da liberdade gay e assumindo-se tal como ele é! Grande Sam Smith!. 
O Oscar para Melhor Efeitos Visuais foi para o soberbo Ex Machina, e o 'meu'  Leonardo di Caprio levou o mais que merecido Óscar para Melhor Actor Principal por O Renascido.
Foi mais que merecido porque este actor nos últimos anos tem-nos brindado com actuações magnificas infelizmente  nunca reconhecidas pela academia.
Fez um belíssimo e comovente discurso em prol da minorias e do ambiente e como 'realeza'  que é não lhe cortaram o discurso com música, coisa que foi feito aqueles que ultrapassavam os 45 segundos. Grande Leonardo!
Os derrotados (coisa que já se esperava) foram Star War:Force Awakens,(nem nas categorias técnicas se salvou) Brooklyn, Carol e  Perdido em Marte.

Do resto, foi o habitual.
Chris Rock o apresentador que até tem muita graça, desta vez brindou-nos  com piadas que a meu ver foram de muito mau gosto e algo repetitivas, acerca da não presença de actores negros entre os nomeados, salvando-se o espectáculo com Lady Gaga, que deu o litro mostrando ser uma verdadeira Woman Show.
Os discursos, foram bons, uns melhores que os outros como já o salientei mais acima, ninguém deu um trambolhão nas escada...ups a Jennfier Lawrence não recebeu nada e por isso não subiu as ditas cujas, houve boicotes vários e assim se fez mais uma edição dos Oscares, no Dolb Theatre com gente vestida de uma maneira muito sem graça salvando-se a meu ver as já habituais, Cate Blanchet, Charlize Theron, Julliane Moore e passando a integrar este lote, Allicia Vikander.
Para o ano haverá mais se Deus quiser.
Ah...não percebo o porquê de Rooney Mara que é tão boa actriz ter permanentemente aquele ar antipático de  quem de todo não quer estar onde está.
 Já está a começar a irritar!

1 comentário:

Marta Moura disse...

Fiquei muito surpreendida com o melhor filme!