quinta-feira, fevereiro 18, 2016

Cavalos Selvagens

Indigitado para Oscar de Melhor Filme Estrangeiro pela França, apesar do filme ter sido rodado na Turquia está em cartaz o belíssimo e imperdível primeiro filme da realizadora  turca Deniz Gamze ErgüvenMustang
Fui vê-lo e amei o filme do princípio ao fim, quanto mais não seja por ver as 5 raparigas  mais bonitas e talentosas que me foi dado a ver nos últimos anos, assim como conhecer mais um pouco de uma Turquia que de certeza não é a dos cartazes turísticos.
 São esses cinco seres absolutamente fantásticos, 5 cavalos selvagens na sua meninice e juventude, que carregam o filme as costas, conseguindo sem cair na pieguice ou no disparate criar as mais incríveis interpretações que já há muito tempo não me era dado ver por gente tão nova.
Este Mustang é para mim já o vencedor do Oscar para  Melhor Filme Estrangeiro, mesmo não tendo visto ainda os outros que estão na corrida ao mesmo prémio, nomeadamente a obra O Filho de Saul, (estreará dentro em breve) que está mais que visto que será o grande vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.
Contudo, já estar já indicado para este prémio é óptimo tanto para esta realizadora turca que pela obra aqui em causa augura um bom futuro, como pela França a produtora do filme.
Este Mustang é para mim um filme magnífico, tanto pela fotografia, (aquelas imagens finais de Istambul visto pelos olhos de ambas as irmãs é de ficarmos arrepiados de tão belas que elas são) mas também por vermos  5 lindas e irresistíveis raparigas na flor da idade e em brincadeiras típicas de a juventude de um momento para o outro serem privadas da sua liberdade,  enclausuradas numa casa gradeada a ferros e  condenadas a desaparecerem para sempre nas brumas de casamentos arranjados à força.
A preparação para o casamento de todas estas garotas à excepção da mais novinha Lale a incrível Güneş Nezihe Şensoy,  precisamente aquela que vai narrando o filme e que pelo seu olhar nos  é dado a observar todo esse horror, é de  ficarmos boquiabertos, de tão risível e monstruoso que  ao mesmo tempo tudo aquilo acaba por ser. É também ela que vendo o futuro que a reserva resolve mudar as regras do jogo.
A Turquia que aqui vemos é a Turquia do interior, a Turquia muito longe de Istambul,  onde  jovens  são privadas da sua liberdade e preparadas desde a cozinha até ao quarto para o casamento, muitas vezes também sujeitas a abusos por parte daqueles que teriam obrigação de as proteger.
Quais cavalos selvagens decididas a não se deixarem abater e lutando por uma migalha de amor desses maridos arranjados pela família, essas belas jovens  com longos cabelos ao vento, fazem-nos desejar trazê-las connosco e deixá-las livres a viver a sua juventude.
Este Mustang é também um filme que deveria ser visto por todos os nossos jovens que pensam a liberdade como um dado adquirido e que vivem nos antípodas do que ali tristemente observamos.
Com as soberbas  interpretações da já citada  Güneş Nezihe Şensoy, e com Doğa Zeynep Doğuşlu, Elit İşcan,Tuğba Sunguroğlu,Nihal Koldaş, Ayberk Pekcan,Burak Yiğit, este Mustang é um filme imperdível a todos os títulos.

Sem comentários: