domingo, janeiro 03, 2016

Curtas de 2016

Ontem à noite estava a ver o programa televisivo Governo Sombra onde os muito divertidos  comentadores entre os quais o sempre muito bem disposto R.A.Pereira, estavam já a fazer o balanço de 2016!!!
 Pensei o quanto era bom que de facto pudéssemos dar um salto de 365 dias e por magia saber o que aconteceu neste ano que agora começa evitando tudo o que de errado pudesse acontecer tanto a nós como aos outros e assim sermos mais felizes, pois com certeza evitaríamos cair em erros e viver de uma forma mais assertiva, saudável, solidária...
Como tal não é possível, então que não caíamos nos erros do ano anterior, pois já vimos os resultados...mas como errar é humano vai continuar o egoísmo, a maldade mais insana, a pouca solidariedade, as mentiras,as mortes brutais... etc...etc...
Enfim...o ser humano no seu pior.

Finalmente decidi ler A Rapariga no Comboio.Foi o  livro best seller no ano que findou e desconfio que o continuará a ser este ano.
Lá me decidi a comprá-lo como minha prenda de Natal. Comecei a lê-lo no dia 30  e vou terminá-lo hoje. Já o deveria ter terminado mas estou tão ansiosa pelo fim (resisto a lê-lo, pois tenho esse hábito horrível!) que não me quero apressar.
 De facto, o livro  lesse de um fôlego. É um policial e dos bons. Para primeira experiência de uma escritora,de seu nome  Paula Hawkins, o livro está soberbo. Prende-nos do principio ao fim. Não dá descanso a ninguém. Há semanas atrás  ela concedeu à revista Sábado uma entrevista e um conto de duas páginas e ali podemos ver a mestria desta escritora que vai dar cartas no panorama literário, no que concerne a este tipo de literatura de suspense.
Li que Hollywood sempre atenta a estes fenómenos já comprou os direitos do livro e vai sair um filme e que a actriz até já está escolhida, cabendo o papel principal à  Emily Hunt que eu adoro de coração. Se for ela a coisa vai sair bem, pois ela é muito boa actriz. A exemplo do mundialmente célebre As das 50 Sombras de Grey ,  as mulheres estão a dar cartas no mundo literário. Gostei!
Ah...uma amiga deu-me pelo natal o livro de outra escritora emergente, a Ali Smith. Estou mortinha para começar a ler este A Primeira Pessoa e Outras Histórias.

Nesta quadra natalícia em que passamos o dia a comer e a beber dei por mim a pensar no desperdício dos alimentos e de como as sociedades ditas ricas, ainda olham apenas para os seus umbigos.
Fui deitar o lixo e vi um bolo rei inteiro no contentor do lixo. Fiquei tão chocada! Como é tal possível nos dias que correm? Sem querer ser demagógica,  há tanta gente a passar mal e há gente a deitar comida no lixo? Isto é cá em Portugal onde há gente com imensas  dificuldades, agora imaginem em sociedades onde a fartura chega a ser quase obscena. O que acontecerá aí? Nem quero imaginar. 
Com as campanhas de apelo a donativos de alimentos , haver ainda quem faça isso, é de bradar aos céus.

Ainda não vi, mas faço intenções de ir ver. Ontem, uma amiga minha mandou-me mensagem a dizer que sem ser  um grande  filme vale pela prestação do actor, o Eddie Redmaine.
 Falo-vos da Rapariga Dinamarquesa. Em principio o Óscar lá irá outra vez para ele que já o tinha ganho no ano passado com A Teoria de Tudo, filme que valia apenas e só pelo modo como ele encarnou o físico Stefen Hawkings. Estou toda a torcer pelo meu di Caprio e o seu papel visceral em O Renascido filme ainda não estrado por cá. Gosto do realizador (Alejandro González Iñarritu) e sei que o di Caprio tem ali o papel de uma vida. Se não o ganhar é pena, pois ele já merecia um prémio da categoria de um Óscar.


Três dias depois do Natal, fui ao Colombo com uma amiga cuja filha adolescente queria ir aos saldos na Zara. As filas para entrar neste espaço comercial eram idênticas as que 72 horas antes se tinham feito para se ultimar as compras da quadra e lá dentro o Colombo rivalizava com a estação de caminhos de ferros do filme E Tudo o Vento Levou sem os feridos e os mortos, mas com a multidão a comportar-se como se as compras de  saldos, promoções e tutti quanti, fossem a última oportunidade para atingirem o nirvana. 
A espaços andei pela Zara sem sentir que andasse sobre o soalho, posto que aquilo que eu pisava eram montanhas de roupa espalhadas pelo chão. Não olhei para cima mas desconfio que deveria haver roupa pendurada no tecto. As pobres funcionárias estavam a pontos de um AVC,as filas para os provadores e pagamentos eram de bradar aos céus, a nervoseira imperava de uma forma avassaladora,tanto em homens como em mulheres, tudo aquilo era uma insanidade. Se imaginarmos que dias  antes tinham sido gastos milhões de euros em compras de natal naquele mesmo espaço, dá que pensar onde está a crise. Ali é que não era de certeza!
Ah...o dono daquele espaço continua a ser um dos homens mais ricos do mundo...dahhhh!

Será que o Donald Trump irá ter possibilidades de ganhar a convenção Republicana e ser o candidato oficial deste partido? Nahhh....ainda tenho uma réstia de fé nos norte americanos e e no seu discernimento.

Cá em Portugal, penso que o Marcelo é que já ganhou isto...não é? Lá divertido tê-lo como presidente deve ser, deve!


A chuva veio e não nos tem dado tréguas.Bem dela precisávamos. Que caia e que faça o que tem de ser feito, sem ser demasiado e que não prejudique ninguém com enxurradas  e outras coisas assustadoras.


 Fui ver a exposição Real Bodies na Cordoaria Nacional e gostei. É didáctico e está bem concebido. Não impressiona ver aqueles corpos que sabemos ser reais. O que impressiona é o preço dos bilhetes que achei pró caro. Se calhar até nem é caro, quem abre a carteira é que tem pouco dinheiro.Lol!
Vale a pena levar os miúdos lá.

Depois de ir ver a exposição fui  com duas amigas lanchar aos Pasteis de Belém.Escusado dizer que as filas eram enormes, tanto para compra ao balcão como para se lanchar. Via-se mais turistas que portugueses. Pelo que li esta casa centenária vem nos guias turísticos e daí toda essa curiosidade se bem que o pasteis deles são bem bons.
Lá conseguimos arranjar mesa e para meu espanto e grande surpresa nossa o simpatiquíssimo e bonito  funcionário que nos atendeu  disse-nos que aquela casa é das poucas que trabalha 365 dias do ano!!!
Nunca fecha. Sim senhor!
Parabéns aos Pasteis de Belém e a toda a sua equipa que são do melhor que existe, e que continuem a ser sempre assim, trabalhadores e excelentes no atendimento.

Não vejo hora de estrear a  próxima temporada de A Guerra dos Tronos a minha série favorita e única, posto que deixei de ver o Walking Dead (fartei-me daquelas gente toda e da falta de higiene que ali imperava!Lol))  e de Scandal (achei que se o presidente nunca ia ficar com a Olivia então que se lixe a série) .
Não há meio de chegar Abril e vermos se o John Snow morreu mesmo ou se irá ser ressuscitado.
É o que eu digo desde o inicio.
 Assim que nos afeiçoamos a a alguém nesta magnifica série (a melhor de todos os tempos) alguém vai por trás e mata-o !
Que ódio!


Por fim,que o Ano de 2016 nos traga tudo de bom...principalmente saúde e que já agora e se não for pedir muito ao Rui Vitória que o Benfica seja campeão...ou que pelo menos seja vice campeão!


1 comentário:

redonda disse...

Grandes Curtas de 2016 :)
E espero que sim, que este ano nos traga tudo de bom, principalmente saúde, mas já agora o campeão podia ser antes o FCP :)
um beijinho e uma boa semana