segunda-feira, fevereiro 16, 2015

Um Excêntrico Declínio

Há coisas no mundo cinematográfico que por mais que eu saiba que o mesmo é cheio de excentricidades, mesmo assim não me deixam de surpreender. Nesse role de coisas  e pessoas para o esquisito está na minha lista e quase no topo o actor Johnny Depp. Antes de começar a malhar forte e feio no dito cujo, e nas escolhas que tem ultimamente feito em termos de representação, faço aqui já uma declaração de interesse: Eu gosto do Johnny Depp e é por isso que me custa falar mal das últimas obras deles e por consequência das escolhas que o mesmo faz dos argumentos.
Lembro-me deste actor em bons filmes e em excelentes interpretações, no qual se incluem, Platoon, Donnie Brasco, A Mulher do Astronauta, O que Será de Gilbert Grapp, com um novíssimo Leonardo Di Caprio e uma não menos nova Julliette Lewis (outra que está na minha lista e que num dia desses irei escrever sobre ela), Pirata das Caraíbas, onde aí se começa a notar o seu declínio na criação de tiques e posturas corporais algo irritantes, (que infelizmente nunca mais largou) e sobretudo todos os filmes que fez com Tim Burton, esse sim o realizador que melhor sabe extrair tudo o que este actor tem de bom.
De facto, nas obras que passo a enumerar, todas de Tim Burton, vemos um J.Depp absolutamente brilhante quer gostemos ou não do guião, quer gostemos ou não do actor.
Assim, vêmo-lo seguríssimo na comédia algo bizarra sobre o realizador  Ed Wood  o mesmo acontecendo no empréstimo que faz da sua voz neste brilhante filme de animação que é a  Noiva Cadáver, e do seu corpo em A Fabrica de Chocolate, Alice no País das Maravilhas, Sweeney Todd-O Barbeiro da Rua Fllet (corpo e voz)A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça e Eduardo Mãos de Tesoura. Recentemente vimo-lo em  Caminhos da Floresta onde aparece a cantar e a fazer muito bem de Lobo Mau.
Saindo deste realizador 'fetiche' o que vemos?
 Obras quase sempre medíocres em que Johnny Depp arrasta-se como um canastrão sem qualquer jeito. Nessa obras incluo O Turista, Transcendência, Sombras na Escuridão, Diário a Rum, Dom Juan de Marco, The Thin Man, Chocolate (este não tão mau pois tem Juliete Binoche e Lena Olin como pesos pesados e que conseguem levar o filme a bom porto), e muitas outras obras que escuso aqui de enumerar.
Chegados  aqui eis que está em cartaz o seu mais recente filme que tem o título em português de, O Excentrico Mordecai,  do realizador David Koepp.
O que vemos então nesta novíssima obra? Um filme absolutamente desastroso disfarçado de comédia. Fui vê-lo ontem e ia-me dando uma coisinha má tal o desperdício de tempo e de dinheiro do bilhete.
Cheio de tiques tirados a fotocopia  do seu Jack Sparrow dos Piratas das Caraíbas 'sem eye liner', mas com um bigode absolutamente ridículo e que acaba por ser o 'personagem' principal do filme, vemos um J.Depp arrastando-se penosamente de cliché em cliché, saltando de país para país como nós vamos ali à esquina comprar um jornal, a imitar tiques que ele julga ser o de um gentleman britânico mas que não passa de uma palhaçada...and so one...and so one.
Coadjuvado por uma sofrível Gyneth Paltrow , que tudo faz para não se colar a tal personagem tão ridícula apesar de ser sua esposa no filme (tarefa hercúlea!) e por  um seguríssimo Paul Bettamy que eu amo de coração e que fiquei pasmada por o ver metido nestas andanças e ainda por Ewan McGregor, outro bom actor que também anda por ali às aranhas, este O Excêntrico  Mordecai , tem tudo para poder ser considerado um dos piores filmes de 2013 e que deveria levar  com todo o mérito um belo de um Razzie Award!
 Ah...por lá também anda Jeff Goldblum, que faz o favor de morrer passados 15 minutos!
Como é que tu Johnny Depp que eu tanto gosto de ver e rever em filmes de Tim Burton te metes em assados destes? Como é que passas duas horas de filme feito um pateta alegre, debitando enormidades sobre o povo russo, sobre os ingleses, sobre mulheres etc,etc? Como é que aceitas meter o teu corpo em objectos cinematográficos de tão má catadura?
Meu querido Johnny, é por essas e por outras que eu acho que em equipa que ganha não se mexe, e o conselho que te dou é que nunca aceites nada que não seja de Tim Burton. O resto do tempo vai tocando na tua banda e vai gerindo as tuas finanças de modo a que quando sair um bom guião tu o agarres e te metas a fazer coisas que estão em consonância com aquilo que sabes e que ês bom a fazer quando queres: Representar Bem e dar alegrias aos teus fãs!
 

1 comentário:

redonda disse...

Já não estava a pensar ir ver...