segunda-feira, fevereiro 23, 2015

Vencedores e Vencidos

Aquando da estreia de Birdman e do meu visionamento do mesmo, eu não criei sobre o mesmo um post porque fiquei tão aparvalhada com o filme e com a cena do fim que até hoje não consigo fazer uma critica sobre o mesmo. Isso não quer dizer que eu não tenha gostado deste filme do realizador mexicano Alejandro González Iñárritu um dos meus realizadores preferidos e que já nos deu obras tão incríveis como Babel e Amor Cão.
Quando o mesmo começou a ganhar prémios vários com este Birdman  (A Inesperada Virtude da Ignorância) eu dizia para mim e para os meus amigos que ele nunca chegaria a ganhar grande coisa nos Óscares porque a Academia nunca premeia filmes com subtítulos como era o caso desses, uma piada que tive que engolir com alguma espanto quando ontem a noite a par do incrível e fabuloso Grande Budapest Hotel (e todos os adjectivos são poucos para qualificar este filme de Wes Anderson) este Birdman ganhou o Óscar de Melhor Realizador, Melhor Filme, Melhor Argumento Original e Melhor Fotografia, batendo assim o grande favorito que era Boywood, filme que amei e que já tinha aqui abordado num post anterior.
Foi para mim de facto uma grande surpresa porque Boywood é um objecto muito raro no panorama cinematográfico uma vez que nunca tinha sido feito algo assim, ou seja seguir durante 12 anos a vida de um rapaz sempre com o mesmo personagem. Foi pena, porque o filme valia bem mais.
Valeu a Patrícia Arquete o Óscar de Melhor Actriz Secundária. Refiro que esta última fez um grande discurso na hora dos agradecimentos apelando para a igualdade de géneros nas questões  de remuneração sendo com isso foi muito aplaudida.
 Voltando ao filme Boywood, refiro   que os grandes vencedores tiveram grande mérito na sua vitória, mas este Boywood é e ficará para sempre como um marco no cinema contemporâneo.
Grande Budapeste Hotel de Wes Anderson ganhou então o Óscar de  Melhor Direção Artística, Melhor Guarda-Roupa, Melhor Caraterização e Melhor Banda Sonora Original, tudo categorias técnicas.
O  derrotado da noite  foi sem dúvida Sniper Americano que apenas levou um Óscar o de Melhor Edição de Som. Era um filme que tinha grandes expectativas devido ao realizador (Clint Eastwood) e à temática em questão, a guerra no Iraque. Pelos vistos a Academia não quis saber disso e cá para nós ainda bem que assim foi, pois eu nunca coloquei as minhas fichas em tal projecto cinematográfico. Vi-o, gostei do papel de Bradley Cooper que encarna na perfeição o personagem que como todos sabemos existiu, mas dali nada mais sai.
Outro filme que também saiu apenas com um Óscar o de Melhor Argumento Adaptado foi O Jogo da Imitação.
No que se concerne  aos actores era expectável que Eddie Redmayne iria ganhar a estatueta porque fazer de Stephen Hawking na Teoria de Tudo, era  papel difícil dado a postura corporal que o mesmo encarna na perfeição e devido também as incríveis semelhanças físicas. É um papel complicado porque se não for feito na dose certa acaba por ser pouco credível e ridícula e Eddie Redmayre que eu comecei a gostar aquando do filme A Minha Semana com Marylin leva a tarefa a bom porto.
Agora é esperar que este actor continue a fazer o que faz bem, representar.
Eddie Redmayre bateu Michael Keaton no Birdman, Bradley Cooper no Sniper Americano e Steve Carell em Fox Catcher.
Quanto às actrizes, já abordei que Patrícia Arquete (uma actriz que eu amo de coração) ganhou merecidamente o Óscar de Melhor Actriz Secundária com o seu papel de mãezona neste Boywood  e temos a grande Julianne Moore (que fez um discurso muito bonito) como a grande vencedora do Óscar de Melhor Actriz Principal, batendo Rosamund Pike no seu Em Parte Incerta, Reese Witherspoon no Livre, a grande  Marion Cotillard no  Dois Dias Uma Noite e  Felicity Jones no Teoria de Tudo.
Para Melhor Actor Secundário temos J.K. Simmons com  Whiplash.
O Óscar de Melhor Filme de Animação foi justamente para Big Hero, a Melhor Canção Original foi parta Glory  do filme Selma, um objecto cinematográfico injustamente esquecido e  daí a piada de Neil Patrick Harris dizendo que este ano era tudo branco, dos vestidos aos Óscares. Boa!!!
 Interstellar um filme que também tinha algumas pretensões ganhou apenas o Óscar de Melhores Efeitos Visuais
Ida ganhou justamente o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro.
Quanto aos fait divers hollywodescos há a referir que o apresentador deste ano o Neil Patrick Harris não teve a meu ver  piadela nenhuma, vi jeitos dos espectadores adormecerem todos a meio da cerimónia. O rapaz começou bem , mas depois foi perdendo o gaz todo, o que é pena porque ele é muito engraçado.
Quanto às actuações em palco,  Lady Gaga, Common e  John Legend  tiveram as actuações musicais  da noite, ela porque estava linda com aquele vestido branco a cantar um medley do filme  Música no Coração que faz agora  50 anos e eles porque ao actuaram cantando Glory (uma das canções mais portentosas que eu já vi num filme e que ganhou precisamente o Óscar de Melhor Canção Original, pondo toda a gente em pé e a bater palmas.
 Não posso deixar de salientar que John Legend profere também um dos mais poderosos discursos da noite ao abordar precisamente a questão racial e o enclausuramento dos E.U.A. em si próprio e a sua pouca abertura a mundo.
As actrizes devem ter feito um chá de panela antes da cerimónia  e resolveram aparecer quase todas de branco e se não era a cor  era o vestidinho que era de bradar aos céus como foi o caso da Felicity Jones um autêntico desastre com pernas.
Houve excepções como  Emma Stone que foi de verde lima e ia linda, Julianne Moore que também estava de branco num vestido lindíssimo, Kate Blanchett sóbria mas super elegante e Gwyneth Paltrow que pulverizou a concorrência.
Keira Knightley como grávida que está foi com um vestidinho pró romântico e acho que ia muito bem. A Lupita Nyong'o de branco, ia linda mas aquele vestido bordado com centenas de pérolas devia pesar horrores!
Jennifer Lopes é daqueles casos que estando bem vestida numa  peça de alta costura, tem sempre  qualquer coisa a puxar para  o ordinário e neste caso foi aquele incrível decote.
E por fim... aquele verde duende da minha querida Scarlett Johansson...e aquelas inimagináveis  luvas vermelhas de lavar a loiça da Lady Gaga! Enfim.... 
Os homens também acharam que o branco lhes ficava a matar e vai de ir também como elas, e o Jared Leto (que homem lindo aquele) resolveu ser prevenido e ir de guarda chuva porque até na carpete vermelha caia água, (efeitos da crise?).
Não houve selfies para ninguém e uma coisa que eu acho incrível nessas cerimónias é que aparece lá gente vinda de todos os cantos e becos e ali estão sentados toda a noite vai-se lá saber  por alma de quem.
Vi aparecer na passadeira vermelha toda o 'bicho careta' e lá iam ele/elas  todo/as  contentes, nomeados ou não, de certeza a espera de no fim da cerimónia haver boas festas e eles irem mostrar o corpinho e a roupinha e papar umas belas tapas.
Foi uma cerimónia muito morna e até as piadas do apresentador tiveram o condão de pôr as pessoas mais sérias do que risonhas. Aquela piada para a Oprah Winfrey ainda lhe vai sair do pelo!Lol
A única coisa que pôs o pessoal a rir foi a piada sobre o Edward Snowden e quando o apresentador glosando uma cena de Birdman, vai de aparecer de cuecas em palco!
Para o ano há mais.
Fiquemos então com os trailers dos grandes vencedores da noite
Birdman (A Inesperada Virtude da Ignorância)
Grande Budapeste Hotel





Sem comentários: