terça-feira, dezembro 16, 2014

É Vê-los Partir

Mais uma amiga que parte. Desta vez para a Suécia, para o gelo, para o frio, para um país do norte da Europa e que dizem ser muito rico e com uma economia muito próspera. Parte deixando cá o marido e o filho. A filha já lá está, aprendendo sueco e fazendo pela vida trabalhando num restaurante. Agora parte a mãe, a ver se também por lá arranja emprego, uma vez que está desempregada há muitos meses. Depois partirá o marido e por fim o filho que tendo por enquanto trabalho não sabe até quando este se manterá. E assim nos vamos despedindo dos amigos e familiares.
Tu, minha amiga e vizinha  és muito corajosa e por isso não pude deixar de te enviar esta carta desejando que não pais que agora te acolherás sejas bem mais feliz e tu sabes que isso vem do fundo do meu coração.

OLÁ MINHA BOA  AMIGA
 
QUASE EM CIMA DA TUA PARTIDA,NÃO PODERIA DEIXAR DE TE DEIXAR ALGUMAS PALAVRINHAS DE BOA VIAGEM.
É COM TRISTEZA QUE EM PORTUGAL SE VÊ PARTIR OS BONS, OS QUE SÃO TRABALHADORES, OS DE BONDADE NO CORAÇÃO, OS QUE FAZEM FALTA, OS QUE SE INDIGNAM E SE VÃO EMBORA, FICANDO OS QUE SE ACOMODAM À SITUAÇÃO E NÃO TÊM CORAGEM PARA DAR O SALTO, OS QUE JÁ NÃO TÊM IDADE PARA UMA NOVA AVENTURA, OS QUE TENDO EMPREGO TENTAM SOBREVIVER DENTRO DESTE LODAÇAL EM QUE NOS ENCONTRAMOS EMERSOS, OS DOENTES, OS QUE VÃO TENTANDO FAZER PELA VIDA E ....OS POLÍTICOS, GENTE QUE COMANDA O PAÍS E QUE TÊM TUDO A GANHAR E NADA A PERDER COM A SITUAÇÃO QUE ELES PRÓPRIOS CRIARAM E NO QUAL SE SENTEM MUITO BEM, POIS MUDANDO A SITUAÇÃO OU MANTENDO-SE  DENTRO DELA, SEMPRE SE GOVERNARÃO, ASSIM COMO ÀS SUAS FAMÍLIAS E AMIGOS MAIS PRÓXIMOS.
TUDO ISSO CRIA UM MAL  ESTAR QUE CORRÓI UM PAÍS E QUE FAZ QUE O MESMO MEDRE NUM LODO QUE SE AGARRA AOS NOSSOS CORPOS E MINA AS NOSSAS ALMAS.
NENHUM CIDADÃO DEVERIA TER DE SAIR O SEU PAÍS FORÇADO, POR UMA SITUAÇÃO DE DESEMPREGO E  MAL ESTAR SOCIAL.
É INJUSTO E INDIGNO.
OS JOVENS POR SEREM JOVENS ESTÃO MAIS APTOS A ESSAS AVENTURAS E MUITAS VEZES ATÉ LHES FAZ BEM, MAS OS PAIS CHEGANDO A UMA DETERMINADA IDADE DEVERIAM ESTABILIZAR E CRIAR RAÍZES NO SEU PAÍS CONTRIBUINDO PARA A CRIAÇÃO DE RIQUEZA E BEM ESTAR SOCIAL.
NADA DISSO ACONTECE EM PORTUGAL, NA GRÉCIA, NA IRLANDA, ONDE VEMOS MILHARES DE PESSOAS A TEREM DE SAIR DAS SUAS CASAS, ABANDONANDO OS SEUS AMIGOS FAZENDO-SE À VIDA NOUTRO PAÍS.
POR MAIS QUE ESSE PAÍS SEJA A NOSSA  SEGUNDA PÁTRIA COMO É O TEU CASO,UMA VEZ QUE SENDO PORTUGUESA NASCESTE  CONTUDO NA SUÉCIA E TENS DUPLA NACIONALIDADE, TUDO ISSO NÃO DEIXA DE SER   TRISTE, TUDO ISSO NÃO DEIXA DE SER  TERRÍVEL, TUDO ISSO É UM ENFADO E UMA MALDIÇÃO DE UM PAÍS QUE HÁ SECULOS NÃO ESTABILIZA A SUA ECONOMIA E CRIA RIQUEZA ÀS SUAS GENTES.
SEMPRE FOMOS EMIGRANTES E PARECE QUE VAMOS CONTINUAR POR MUITOS MAIS SÉCULOS.
DESCULPA O DESABAFO, MAS ESSA É A MINHA CARTA DE DESPEDIDA PARA TI.
VENHO POIS, DESEJAR-TE TUDO DE BOM, QUE SEJAS FELIZ NA COMPANHIA DA TUA FILHA E QUE QUANDO ESTIVERES JUNTO DO TEU MARIDO, QUANDO ELE SE REUNIR A TI,  CONSIGAM  TODOS ARRANJAR UM BOM EMPREGO, UMA BOA CASA E QUE SORRIAM TODOS OS DIAS.
VAI SER DIFICIL ESTA FORÇADA MUDANÇA, PORQUE POR MAIS QUE A SUÉCIA SEJA O TEU SEGUNDO PAÍS, PORTUGAL, ESTA-TE NO SANGUE E SEI QUE NOS PRIMEIROS DIAS, SEMANAS E ATÉ MESES SENTIRÁ S SAUDADES DOS TEUS PAIS, MARIDO, FILHO E AMIGOS E ATÉ DA SUA QUERIDA CADELINHA QUE TIVESTE DE DAR A UM CASAL AMIGO, PARTINDO-TE O CORAÇÃO, POIS EU SEI QUE TU, TEU MARIDO E FILHOS GOSTAVAM MUITO DELA E SOFRERAM  MUITO COM ISSO.
QUE FAÇAS BOA VIAGEM, QUE REENCONTRES BEM A  TUA FILHA, IRMÃO, CUNHADA, SOBRINHO E AMIGOS QUE AÍ TENS NA SUÉCIA.
TUDO DE BOM PARA  SI, É ESSE O MEU GRANDE DESEJO.
BJINHOS
FÁTIMA

Sem comentários: