domingo, agosto 10, 2014

Cenas da Silly Season

Um casal amigo que tinha estado em Cabo Verde já me tinha falado nessa nova "moda", mas uma coisa é a pessoa ouvir falar nela e outra é depois senti-la e vê-la em ação. De quê que vos falo? Perguntam vocês já todos curiosos? Pois, meus amiguinhos/as falo-vos desta mania terrível que parece que pegou de estaca e se está a espalhar por todo o lado que é a da marcação de lugares em piscinas de hóteis e afins! O que é ainda pior é que a mesma não é  perpetrada por portugueses( pelo menos no aparthotel onde eu estive em Albufeira nem se viam portugueses) mas sim por: ingleses, alemães, polacos, holandeses, russos e demais estrangeiros que enxameiam as terras algarvias por esta altura, em busca de sol e que pelo que me foi dado a ver algo estupefacta em busca de um belo cancro de pele, tal era a quantidade de horas de exposição ao rei sol que essas pessoas de pele tão clara se sujeitavam durante horas infinitas!
Contudo, o que aqui vos quero falar não é de cancro de pele mas é do seguinte. Criou-se agora um hábito que é de pessoas (reitero na sua maioria estrangeiros), se levantarem muito cedo, não para tomarem o breakfast, e gozarem o nascer do sol que é sempre tão bonito e faz tão bem à alma, mas sim para irem diretos à piscina e arrastando um grande saco cheio de toalhas, marcarem lugar nas cadeiras que bordejam a dita cuja, chegando ao cúmulo (eu vi isso com os meus olhos castanhos) de marcarem 7/8 cadeiras de enfiada, não deixando algum lugar para as almas (eu incluída) que estão refasteladas na cama, se levantam calmamente e após a sua higiene degustam um bom pequeno almoço e só após isso se dirigem  calmamente para o merecido repouso numa cadeira de piscina.
Pois é! Querem estar deitados à beira da piscina? Pois tivessem feito como nós, que tiramos o nosso alvo rabo inglês/escandinavo/holandês/ russo etc, da cama e viemos aqui meio a dormir e meio acordados marcar as nossas cadeirinhas!
E o que resta ao indígena português e a alguns estrangeiros que se portam bem e que por acaso leram o cartaz enormíssimo que se encontra à entrada da dita piscina (em 3 línguas!!!!) proibindo tal prática? Ir para a praia mais próxima, porque esses que marcaram de madrugada o seu lugarinho à beira da água têm o desplante de nela permanecer durante todo o dia!!!indo almoçar e ficando lá as ditas toalhas a marcar o lugar e se for preciso, irem dormir a sesta para o quarto, ficando lá as toalhinhas a marcar o lugar, e se for preciso irem lanchar, ficando lá as toalhas a marcar o lugar, e só as mesmas não ficam de um dia para o outro, porque...o zelador do espaço as retira das cadeiras porque as mesmas têm de ser lavadas!
É só por isso, porque se não fosse por esse pequeníssimo pormenor os lugares eram marcados durante toda a estadia dessas pessoas que não têm a mínima decência, educação e procedem como se tudo aquilo fosse deles, não se dão ao trabalho de ler os avisos em várias línguas  proibido essas práticas monopolistas, e se houver alguém que farto disto tudo  retirar as ditas toalhas marcadas fica sujeito a levar na cara um belo de um murraço como já me foi contado por uma amiga minha que presenciou uma cena de pugilato entre um cidadão da rússia e um português que retirando a toalha para se deitar, foi sujeito a dois belos murros e um pontapé que o lançou para a piscina, tudo dado pelo cidadão russo que não se coibiu ainda de cuspir para dentro de água com o português assustando  tentando de lá sair.
Pois meus bons amigos, eu não vi cenas de pugilato, vi foi gente marcar lugares na piscina do aparthotel onde eu estive às 8.30 da manhã e só as retirar quando o espaço fechava, e teve um dia que eu, o  meu companheiro e demais amigos tivemos que rumar a outras paragens porque ali não havia lugar para nós às 10 horas da manhã!
Como podem ver tudo cenas muito edificantes neste lugar à beira mar plantado e num aparthotel de 4 estrelas onde eram suposto haver gente com alguma educação, mas pelos visto eu é que sou muito naif e ainda confundo dinheiro com alguma educação e decência que como é óbvio nada têm a ver umas coisas com as outras!
 O pior é que a epidemia já se espalhou e qualquer dia para se conseguir arranjar um lugarinho numa espreguiçadeira à beira de uma piscina o melhor  é mesmo começarmos a dormir à porta da dita cuja, pois assim temos a certeza que apanharemos lugar! Enfim....cenas da silly season!

Sem comentários: