sexta-feira, setembro 20, 2013

Ramon Casas-A Hora Do Banho

A Hora do Banho
Ramon Casas pintor espanhol, nascido em 1866 e falecido em 1932, ficou sobejamente conhecido pelos seus retratos, inúmeras caricaturas e pinturas que retratavam a elite social, intelectual e económica de Barcelona, sua terra natal, mas também de Madrid e de Paris cidades que visitava regularmente.
 Foi um percursor do modernismo espanhol, além de um exímio desenhador gráfico. O que eu mais gosto neste pintor não são dos seus nus, mas sim das suas obras que retratam cenas intimistas da vida quotidiana. nisso ele foi um excelente artista e soube tirar bom partido dessa sua faceta, conseguindo comercializar as suas obras com relativa facilidade.
 Na obra que aqui surge, vemos uma mulher que de despe, para o banho.
A cor predominante na tela é o branco do vestido que a mesma tira. Ela está de perfil, e com os cabelos apanhados ao alto. Do lado direito vemos um mecanismo que lhe permitirá ter água quente e a cor de bronze em contraste com o vestido branco, tornam a tela muito apetecível ao olhar do espectador. Este pintor teve a mestria de pintar telas muito bonitas e singelas em que de uma maneira geral retratava cenas familiares, do quotidiano, de festas com grande pormenor e carinho pelos seus modelos.

Ramon Casas
No filme que aqui se   presenta poderão apreciar um pouco mais a excelência deste pintor.

Sem comentários: