terça-feira, setembro 03, 2013

A Melhor Oferta

Cartaz do Filme
Há alguns meses esteve em cartaz um filme absolutamennnteee fantástico, do realizador Giuseppe Tornatore, (Cinema Paraíso), denominado de "A Melhor Oferta". Não escrevi aqui sobre ele, porque na altura eu já não me sentia bem de saúde e  por isso após tê-lo visto e deliciando-me com ele apenas fiquei com a recordação do mesmo não tendo grandes forças para transmitir por palavras escritas aquilo que eu achava sobre esta obra genial. Escrevo agora e aqui sobre ele porque o mesmo surgiu  recentemente no (passo à publicidade) vídeo clube da Meo, e com grande pena minha sem grande publicidade ao contrário do que se passa com os mega blockbuster tais como O Homem de Ferro e tutti quanti....
A passagem para o vídeo Meo deveria ser bem mais publicitado, posto que para mim este "A Melhor Oferta" é um dos melhores ou senão mesmo o melhor filme que esteve em cartaz nos cinemas neste ano de 2013 e dizer isso não é pouco, visto que a oferta de filmes este ano tem sido muito boa.
O filme tem como actor principal o grande Geoffrey Rush, coadjuvado por Donald Sutherland, Jim Sturgess,  Philip Jacksone a  bonita actriz holandesa Sylvia Hoeks. 
O filme tem uma história muito singular que não vou aqui contar e que aviso já que o mesmo  nos faz ir de surpresa em surpresa, até ao final.
G.Tornatore
Ambientando-se no mundo das leiloeiras e por conseguinte no mundo algo esquizofrénico que é o mundo da compra e venda de arte, temos um  Geoffrey Rush, no papel singular de um  comprador/ vendedor/ de arte, muito solitário, muito egoísta, muito pedante, extremamente  misantropo, cruel, misógino e muito rico....que de um momento para o outro vê o seu mundo muito certinho ser posto do avesso, pelos telefonemas de uma   misteriosa jovenzinha, Claire de seu nome,  herdeira de uma misteriosa fortuna e que o passa a obcecar até à perdição final...e mais não digo.
O filme vale a pena não só pelas belíssimas representações, pois o leque de actores aqui exposto dá o melhor de si, como também pela visão daquela magnífica sala fechada a sete chaves, cheia dos melhores quadros de mulheres que até hoje foram pintados. A banda sonora...essa  é perfeita!
Para quem ama a arte ver aquela sala é vislumbrar um pedaço do paraíso. Só por si vale a pena ver o filme. Eu vou revê-lo porque este " A Melhor Oferta" é  daqueles filmes que uma visualização só não basta. Deixamos  numa primeira visualização pontas soltas que temos necessidade de as unir ao filme após vê-lo pela segunda vez.
Não o percam. O filme é fabuloso. Estou juntando um mealheiro para o comprar, pois o mesmo já está em DVD. Um filme que recomendo vivamente.

1 comentário:

Daniel disse...

Acabei de assistir ao filme e achei-o excelente! O Geoffrey Rush, como sempre, está ótimo. Toda a trama, música, ritmo, direção e interpretações são primorosas!