segunda-feira, maio 02, 2011

Jane Eyre

Com realização de Cary Fukunaga e com as prestações muito bem conseguidas de Mia Wasikowska, que para os mais atentos era a Alice no filme de Tim Barton "Alice no País das Maravilhas",Michael Fassbender, Judi Dench e Jamie Bell, eis que está em cartaz o filme Jane Eyre, filme baseado no livro da escritora inglesa Charlotte Brontë.Fui ver o filme ontem e gostei muito.Jane Eyre, é daquelas obras intemporais que à semelhança do que acontece com os livros da escritora Jane Austen, se forem bem adaptadas ao cinema dão sempre belíssimos filmes ou pequenas séries de televisão. Neste caso deu um belíssimo filme, posto que Cary Fukunaga (não conheço a obra deste realizador mas estarei atenta a futuros trabalhos seus), consegue criar uma estética algo gótica que se cola excelentemente ao filme, dando-nos uma visão muito bem conseguida das charnecas,dos colégios internos e das casas senhorias inglesas assim como dos seres que nelas habitam.Para quem leu e releu a obra das irmãs Bronte como é o meu caso, e em especial este Jane Eyre, consegue 'integrar-se' plenamente na história e nos diálogos que neste caso são excelentes. De facto, o realizador procurou criar um filme em que o tempo decorre-se devagar mas ao mesmo tempo cheio de intensidade.Logo no início, integra-nos abruptamente na história e seguimos a fuga da personagem principal, fazendo com que nos ansiemos que nos seja fornecido o 'flashback', para o desvendar daquele desespero. Fukunaga fá-lo de uma forma muito bem conseguida, pois integra de uma forma magistral esses 'flashbacks' com a história que decorre no tempo presente.Como já o disse anteriormente,gostei particularmente dos diálogos entre os personagens principais, visto que ao ouvi-los, sentia-me dentro da obra homónima e isso foi muito agradável de se ver e ouvir. Michael Fassbender está muito bem no seu papel de Edward Rochester, visto que em todo o filme coloca sobre si uma carga dramática muito contida cujo efeito acaba por ser excelente. Judi Dench está fantástica como sempre, no seu papel de governanta e guardiã daquela fastasmagórica mansão e Mia Wasikowska, se não se perder em papéis fáceis está a revelar-se uma belíssima actriz e neste caso foi uma óptima escolha para o papel de Jane Eyre, visto que o seu rosto, compleição física, postura corporal e contensão dramática coadunam-se perfeitamente na representação deste Jane Eyre.Sentimos que ela é Jane Eyre, e será para sempre a verdadeira Jane Eyre e isso é uma proeza raramente conseguida.Está fantástica!Um excelente filme que aconselho vivamente.

1 comentário:

Ruben Carvalho disse...

Olá professora!

Estou muito ansioso por ver este filme, principalmente após ler as críticas que, como a sua, são bastante entusiastas.
Vi a jovem Mia Wasikowska no "Os Miudos Estão Bem" e de facto demonstra bastante talento. Quanto ao "Alice no País das Maravilhas".. bem, odiei.. não por culpa dela, que protagoniza um papel com pouca densidade dramática.

Em relação ao filme "Sem Identidade", despertou-me algum interesse devido ao realizador (o mesmo daquele que foi o meu filme de suspense preferido do ano que já transitou "A Órfã"), á sinopse e, claro, Liam Neeson.

O "Battle: Los Angeles" seduziu-me com o trailer arrepiante, contudo as críticas têm sido tudo menos entusiantes, por isso fiquei um pouco reticente em vê-lo.
Contudo, nem sempre os nossos gostos estão de acordo com a crítica, por isso..

A semana passada fui ver o mais recente filme da saga "Scream" e admito que gostei. O filme mantém o charme dos originais e a escolha dos assassinos revelou-se surpreendente e acertada, pois expõem uma situação cada vez mais actual na nossa sociedade: a procura dos 15 minutos de fama. Recomendo!

Quanto a filmes recentes que tenha visto: voltei a ver o "Moulin Rouge" e adorei; vi um filme do Fellini "Nights of Cabiria" que me fez apaixonar pela actriz principal (e musa de Fellini) Giulietta Masina; o filme foi o "Noites de Cabíria".

Outros filmes que adorei foram o "Elephant" do Gus Van Sant; e o "May", um pequeno filme de terror que se revela uma grande surpresa. Veja urgentemente.

Espero que esteja tudo bem consigo. Está a dar aulas numa faculdade?

Beijinhos (meus e da sua ex-aluna Sandra)