sábado, maio 21, 2011

Desejos

São os nossos mais puros desejos e os objectivos que criamos para nós e para os que nos rodeiam que motivam todas as nossas acções,  são esses desejos que nos fazem sair da cama e enfrentar o dia a dia.Esse quotidiano pode ser monótono e enfadonho, ou radioso e maravilhoso, mas sem essas  pulsões vindas do nosso interior muito dificilmente poríamos o pé fora da cama.Contudo, é indubitável que esse nosso querer enfrentar a vida está em grande medida determinado pelo conhecimento racional daquilo que somos e do que é a realidade que nos circunda.Os nossos conhecimentos, opiniões, as nossas  ideias  e vontades decidem o que nos parece conveniente desejar e no fundo sabemos que nem tudo o que pode nos apetecer é compatível com aquilo que somos e como somos.Posso desejar alcançar tudo o que me vem à cabeça mas o facto de estar confinada ao "meu mundo", às minhas circunstâncias confina esse meu desejo a uma pequena parcela daquilo que eu tanto desejava.Claro que posso contornar obstáculos, ultrapassá-los...é verdade...mas muitas vezes não o conseguimos porque não queremos...ou porque não lutamos suficientemente! Então acomodamo-nos...racionalizamos e recalcámos esses desejos e por vezes eles extinguem-se como um fogo que aos poucos se vai apagando.É essa lenta extinção que nos definha e nos faz adaptar aos condicionalismos da sociedade, tornando-nos mais um entre muitos....
"Amanhã, prometemos a nós mesmos, será diferente.Contudo, o amanhã é muitas vezes uma repetição do dia de hoje". James T. Mccay

Sem comentários: