sexta-feira, julho 09, 2010

Jan Steen-Briga no Jogo de Cartas

Jan Steen, nasceu em Leiden em 1625 e morreu na mesma cidade em 1670.Terá estudado com Nicolaes Knupfer em Utrecht e com Adrien van Ostade e Jan van Goyen em Haarlem e em Haia.Em 1649, entrou para a Guida de São Lucas em Leiden. No mesmo ano casa-se com Margaretha van Goyen, filha do seu mestre, em Haia, e parece que permaneceu na cidade até 1654.Sabe-se que foi dono de uma cervejaria na cidade de Delft e Leiden.Em 1656, mudou-se com a a família para Warmond perto de Leiden, onde teve um restaurante a partir de 1672 e onde permanecerá até 1673.Jan Stteen é considerado um dos mais importantes pintores holandeses do século XVII.A sua extensa e variada obra inclui trabalhos narrativos e alegóricos e poucas paisagens e retratos, concentrando-se sobretudo em pinturas do género.Entre as suas principais obras contam-se,"Pátio das Galinhas", 1660, o "Mundo do Avesso", 1663 , "Retórico à Janela", "A Doente de Amor",1662,(como era hábito na época, Steen pintou várias versões deste tema), "A Família do Artista", 1663/1665 e este quadro que aqui aparece intitulado"Briga no Jogo de Cartas", realizado por Steen em 1665.Se repararmos bem, toda esta cena de briga é realizada fora de uma estalagem.Steen, familiarizou-secom esse tipo de cenas porque para além da sua actividade de pintor, teve ao longo da sua vida negócios ligados à restauração.Como tal, esta pintura reflecte aquilo que estava habituado a presenciar.Vemos um cavaleiro envolvido numa violenta briga com um grupo de camponeses diante de uma estalagem.Na origem do conflito, estão os vícios do álcool e do tabaco, como se pode ver a partir dos objectos e cartas de jogar que foram parar ao chão no calor da briga. As facções em confronto acabam por corporizar a Ira, ou Raiva, um dos Sete Pecados Mortais que foram várias vezes representados na pintura holandesa a partir de finais do século XVI ( a presença do cão faz parte dessa alegoria). O cavaleiro situado à direita do quadro tirou o seu punhal para se vingar dos camponeses pelas suas perdas no jogo de cartas.Alguns aldeões assistem à cena rindo-se.Há um que bebe por uma imensa caneca, mostrando sinais de idiotice e de intensa embriaguês.Uma mulher, provavelmente a mulher do estalageiro, atira-se sobre ele numa tentativa de o acalmar. O gesto da pequenita que aparece à esquerda do quadro, vista de costas, indica que também ela tenta acalmar o cavaleiro e dissuadi-lo de levar por diante as suas más intenções.Steen condena aqui, não a batota, mas a ira descontrolada, como causa de actos violentos e irreflectidos.Um quadro muito bem elaborado e que reflecte muito bem a marca da pintura holandesa do século XVI/XVII.Este quadro é óleo sobre tela, tem 90x119 cm e pode ser apreciado no na Galerie SMPK em Berlim.

2 comentários:

Sala Escura disse...

Olá, minha professora favorita..;) Espero que as férias estejam a correr bem.
Realmente não tenho tido muito tempo para escrever no blog, mas agora espero voltar à "acção".
Filmes de Verão não me agradam muito: ou somos bombardeados com filmes de acção desmiolada; comédia para adolescentes; enfim, são raros os filmes de qualidade que surgem nesta época.
Excepto o "Inception" - o filme que mais aguardo -; o Toy Story 3 e o Contraluz- filme português realizado em Hollywood; os filmes que meti nesta lista são, maioritariamente, aquelas comédiazinhas leves que nos deixam a sair da sala de cinema com um sorriso na cara... Filmes que conseguem entreter uma pessoa no momento.
Contudo, devem apresentar um "mínimo" (será pedir muito?) de qualidade.
Espero que tenha gostado da lista.. xD
Beijos..

Eu ainda lhe vou escrevendo uns comentários.

Sala Escura disse...

É verdade!!
Existe um site em que uma pessoa cria uma conta sua. Após criada, podemos votar nos filmes que já vimos (I loved it, I hated it, me´hed, etc..) e colocar uma lista com os filmes que desejamos ver...
Depois quando visita a página de outra pessoa aparece a sua compatibilidade cinematográfica com essa mesma conta..

Se tiver tempo ou interesse, era interessante criar uma conta sua..

O site é:http://www.hellomovies.com

quando ou se criar, diga alguma coisa para eu cuscar e adicioná-la..