sábado, julho 31, 2010

Ignorância Sobre o Mundo Animal

Editado pela Casa das Letras, eis que surgiu esta semana nas bancas um livro interessantíssimo denominado da "O Livro da Ignorância Sobre o Mundo Animal".Nele podemos constatar factos reveladores sobre o mundo muitas vezes desconhecido da vida animal.Entre muitos outros factos originais acerca do mundo animal, ficamos por exemplo a saber que:
Os Coalas têm um olfacto apuradíssimo, só come folhas de eucalipto que tenham mais de um ano e menos de ano e meio, isto porque as folhas mais novas não têm valor nutritivo e as mais velhas contêm um ácido venenoso.Como o eucalipto tem baixo valor energético o Coola tem que dormir 20 horas por dia.Os machos têm o pénis bifurcado e as fêmeas duas vaginas.O acto sexual dura apenas um minuto.Ficamos também a saber que em cativeiro as fémeas envolvem-se frequentemente em orgias lésbicas e por cada relação heterossexual têm 3 homossexuais!
O Albatroz voa maiores distancias e durante mais tempo que qualquer outra ave conhecida. Consegue planar durante 6 dias sem bater as asas, dorme enquanto voa, desligando metade do cérebro de cada vez e pode manter-se no ar durante 10 anos!!.Por exemplo o Albatroz-viajeiro só pousa para se reproduzir.Quando encontra parceiro acasala para toda a vida e desenvolve uma linguagem corporal única de cumprimento após longas separações.
Os Ácaros alimentam-se de plantas, mas podem viver em todo o lado, e até os ácaros têm ácaros!À volta de cada uma das pestanas humanas podem estar 10 ácaros.O ácaro doméstico alimenta-se de flocos de pele que caem do corpo e é impossível eliminá-los, e os volgares aspiradores só serve para os espalharmos pela casa toda.
O pequeno Colibri, em proporção tem um cérebro do dobro do tamanho dos humanos, o que lhe dá um sentido temporal preciso. Lembra-se das localizações, mas também de quando se deslocou às flores. Assim, deixa-as encherem-se novamente de néctar antes de as revisitar. À escala tem também o maior coração de todos os animais e o metabolismo mais rápido: num minuto pode ter até 1.200 batimentos cardíacos e inspirar 500 vezes.
A Foca é bem mais eficiente a caçar que um leão!Pode mergulhar duas horas de cada vez e chegar a profundidades de 1500 metros.Expele todo o ar dos pulmões sobrevivendo só com o oxigénio do sangue (tem o dobro da maioria dos mamíferos).Quando mergulha, os seus batimentos cardíacos baixam de 90 por minuto para apenas quatro.Algumas focas engolem pedras para afundarem mais depressa.
O Ganso apesar de ter reputação de estúpido, mostra sinais de grande sensibilidade e inteligência:Muitas espécies acasalam para toda a vida e a morte de um familiar pode transtorná-los de uma forma muito comovente. Têm comportamentos idênticos aos dos humanos, pois grasnam, deixam de comer, eriçam as penas e podem ficar apáticos durante meses. O seu voo em V permite uma visão desimpedida para todas as aves.
A Ratazana pode nadar 72 horas, saltar 15 metros sem se lesionam, espremer-se por uma abertura de um centímetro e meio. Sobrevive sem água mais tempo que um camelo e come tudo, até cimento, tijolo, chumbo e alumínio.Faz sexo até 20 vezes por dia e é extremamente promiscua: uma fémea com cio pode ter relações sexuais mais de 500 vezes com um celeiro cheio de machos e produzir 12 ninhadas de 22 crias por ano!
A Minhoca é o animal que mais prolifera pelo mundo. Algumas quando da escassez de alimento alimentam-se do próprio corpo, podendo até comer 95% do corpo e sobreviver. A minhoca comum não tem pulmões, dentes ou olhos, mas possui 10 corações, em cinco pares. Detectam as alterações de luz pela pele e o seu simplíssimo cérebro serve apenas para dizer ao corpo como reagir a essas alterações.
As enormes orelhas do Elefante desenvolveram-se para impedir que morresse, literalmente de calor, isto porque o fluxo de ar que produzem reduz a temperatura do corpo em 5 graus. Para não se ajoelhar para beber desenvolveu um nariz de dois metros, capaz de sugar quatro litros de água de uma vez.Não é capaz de correr, mas usa as patas para ouvir, captando frequências muito baixas de elefantes que podem estar a 10 quilómetros.O elefante também não é capaz de correr, pois para isso teria que levantar os pés do chão todos ao mesmo tempo.
O Tardígrado um animal microscópico é o mais resistente do planeta.Vive onde existir água, mas se ela secar, ele também seca e entra num estado de animação suspensa, que alguns cientistas julgam poder explicar a origem da vida no planeta terra. Os seus processos vitais param, fica totalmente inerte e torna-se praticamente indestrutível: sobrevive a 272 graus negativos, e a 151 positivos, sobrevive a doses de irradiação mil vezes superior à fatal aos humanos, assim como sobrevive a submersões em químicos e a compressões seis vezes superior às do fundo do oceano.Mas, com uma gota de água está de volta à vida, mesmo que isso aconteça passados 100 anos!

Sem comentários: